Assim, depois de ter enviado 1.000 cartas às 1.000 maiores empresas, a OPP participará activamente em Portugal na Campanha Healthy Workplaces Manage Stress, desenvolvida pela Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (EU-OSHA).
Neste contexto, a OPP, como membro da Federação Iberoamericana de Associações de Psicologia (FIAP), irá desenvolver diversas acções, que vão desde a organização de Conferências, Simpósios e Workshops sobre os tópicos da campanha, à organização de acções de formação e criação de um prémio para as Empresas que se destaquem pelas boas práticas e inovação na prevenção do stress e dos riscos psicossociais no trabalho. Esta iniciativa tem como objectivo sensibilizar as organizações e os Psicólogos para uma área de intervenção para a qual a Psicologia tem ferramentas e estratégias de intervenção, que são eficazes e capazes de produzir resultados duradouros.
Importa sublinhar que esta acção surge após a Federação Iberoamericana de Psicologia (FIAP), da qual a OPP é membro e o actual Bastonário da Ordem, Telmo Mourinho Baptista, foi presidente, ter sido aceite como parceira oficial da Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (EU-OSHA), que, como foi referido anteriormente, é a entidade responsável pela campanha em questão.
De salientar ainda que esta campanha está a decorrer em mais de 30 países europeus e visa, segundo a EU-OSHA:
- Incentivar empregadores, gestores e colaboradores a trabalharem conjuntamente para gerir os riscos psicossociais e o stresse no local de trabalho;
- Sensibilizar para o problema crescente do stresse e dos riscos psicossociais relacionados com o trabalho;
- Proporcionar e promover a utilização de ferramentas práticas e orientações com vista à gestão dos riscos psicossociais no trabalho;
- Destacar os efeitos positivos da gestão de riscos psicossociais no trabalho, incluindo a sua importância para o desempenho das empresas.
A FIAP, como parceira oficial da EU-OSHA, compromete-se a envolver os seus membros: Portugal, Espanha, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Guatemala, México, Peru, Venezuela nesta Campanha. Para mais informações, clique aqui.