Ordem dos Psicólogos

Certificação APCER

No âmbito do Semestre Europeu

Conferência Europeia de Psicologia Clínica e da Saúde

06.dezembro.2015

A Ordem dos Psicólogos Portugueses organiza no próximo dia 11 de Dezembro, a Conferência Europeia "Melhoria do Acesso e Inovação em Psicologia Clínica e da Saúde: E-Saúde, Literacia em Saúde e Custo-efectividade". Clique em "Ler Mais" para consultar o programa e os objectivos deste evento.

Programa: 

08.30 - Abertura de Secretariado

9.00 – Sessão de Abertura

Telmo Mourinho Baptista, Bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses || Presidente da Federação Europeia das Associações de Psicologia (EFPA)

Stefan Höfer, Coordenador do Grupo de trabalho da EFPA sobre Psicologia e Saúde

9.30
E-Saúde para problemas de saúde mental e dependências

O "Poder da Cura" nas intervenções digitais
Maria Karekla, Membro do grupo de trabalho da EFPA dedicado à Psicologia e Saúde

João Salgado e Tiago Bento, Instituto Universitário Da Maia (ISMAI)

Moderador: David Neto, Membro da Direcção da Ordem dos Psicólogos || Representante do grupo de trabalho dedicado à Psicologia e Saúde

11.00 Cofee Break

11.30
E-saúde para problemas de saúde física

J. Paulo Moreira, Universidade da Extremadura

Jane Walsh, Galway University

Moderadora: Maria Krakela

13.00 - Almoço

14.30
Declaração do Grupo de trabalho da EFPA sobre Psicologia e Saúde

Pauline Adair, Grupo de trabalho da EFPA sobre Psicologia e Saúde

Moderador: Stefan Höfer, Coordenador do Grupo de trabalho da EFPA sobre Psicologia e Saúde

15.00
O papel da literacia na saúde no acesso aos cuidados

Rita Veloso Mendes, ISCTE

Kristine Sørensen, Maastricht University to Global Health Literacy Academy

Moderadora: Mary Morrissey

16.30 Cofee Break

17.00
Relação custo-eficácia em intervenções psicológicas

Relação custo-eficácia em intervenções psicológicas
Martin Knapp, London School of Economics

Pedro Nobre, Universidade do Porto

Moderador: Koen Lowet

18.30
Sessão de Encerramento

David Neto, Membro da Direcção da Ordem dos Psicólogos || Representante do grupo de trabalho dedicado à Psicologia e Saúde

Francisco Miranda Rodrigues, Director Executivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses || Presidente do European Semester

Telmo Mourinho Baptista, Bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses || Presidente da Federação Europeia das Associações de Psicologia (EFPA)

 

Os principais objectivos para a Conferência Europeia de Psicologia Clínica e da Saúde são:

- Promover o debate sobre a saúde psicológica e compreensão, integração e resposta desta área na Europa;
- Promover a saúde psicológica como uma prioridade nas políticas e acções europeias;
- Desenvolvimento de estratégias coordenadas de prevenção, promoção e intervenção na saúde psicológica a nível europeu;
- Contribuir para o reconhecimento e afirmação do papel e importância dos psicólogos nos serviços de saúde;
- Melhorar a qualidade de vida, saúde e bem-estar psicológico da população;
- Fomentar a criação de trabalho para os psicólogos da área e gerar uma maior atenção por parte dos decisores políticos.


Nota: As apresentações orais desta conferência serão em inglês. Os oradores internacionais e nacionais realizarão as suas comunicações em inglês, sendo os diapositivos associados às mesmas projectados em Português. As questões dos participantes podem ser colocadas em português.