OPP assina protocolo com Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social

23.Novembro.2017

Esta quarta-feira, dia 22 de Novembro de 2017, a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) assinou um protocolo com a Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social (FENACERCI), que visa definir perfis e linhas de intervenção para a prática dos Psicólogos com intervenção junto de pessoas com deficiência intelectual e colaborar na implementação de um projecto piloto da FENACERCI na área da avaliação e prevenção de riscos psicossociais, nos seus colaboradores.

A colaboração entre estas duas entidades extende-se à preocupação de ambas em matérias do duplo diagnóstico (deficiência intelectual e doença mental) uma vez que continua a ser praticamente inexistente o acesso e os cuidados na área da saúde mental das pessoas que, além de deficiência intelectual, têm um problema de saúde mental (depressão, ansiedade, esquizofrenia, ou outro). Esta parceria pretende também promover acções de sensibilização por parte da FENACERCI junto das CERCI's para a possibilidade de integrarem Psicólogas/os Júniores nas suas organizações.