Ordem dos Psicólogos

Certificação APCER

1º Encontro da Rede Nacional das Academias Gulbenkian do Conhecimento

“Como promover competências sociais e emocionais em crianças e jovens”

23.Outubro.2018

Raquel Raimundo, Presidente da Delegação Regional Sul da OPP, apresentou uma comunicação sobre “Como promover competências sociais e emocionais em crianças e jovens” no 1º Encontro da Rede Nacional das Academias Gulbenkian do Conhecimento.

A avaliação de programas destinados a promover as competências sociais e emocionais nos mais jovens tem validado a sua eficácia. A investigação tem evidenciado ser mais fácil melhorar competências sociais e emocionais, do que diminuir problemas de comportamento. Por outro lado, a remediação não tem impedido o surgimento de novos casos. Os psicólogos têm os conhecimentos e as competências necessárias para darem um contributo valioso à sociedade neste campo, no sentido de privilegiar uma maior aposta na prevenção. Os benefícios da implementação de programas desta natureza, a longo prazo, incluem uma redução da criminalidade juvenil, salários mais elevados ao longo da vida e melhor saúde física e mental.

Para visualizar as fotografias captadas durante a apresentação de Raquel Raimundo no 1.º Encontro da Rede Nacional Academias Gulbenkian do Conhecimento, que decorreu no passado dia 19 de outubro na Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa, clique aqui. Créditos: Márcia Lessa.