Após publicação do Despacho nº 11347/2017

Serviço autónomo de Psicologia no Centro Hospitalar Lisboa Norte

26.Fevereiro.2019

O Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Lisboa Norte anunciou na recente Conferência "Modelos de Organização da Psicologia em Saúde | Que Futuro no Serviço Nacional de Saúde?" a criação do serviço autónomo de Psicologia nesta unidade de saúde. A decisão será formalizada no próximo dia 28 de Fevereiro, enquanto no dia 1 de Março entrará em funções uma task-force para a implementação do mesmo.

Refira-se que esta decisão por parte do maior centro hospitalar do país surge após publicação do Despacho nº 11347/2017 (https://goo.gl/1pAxNV), que sublinha que "o modelo de organização e funcionamento da Psicologia Clínica e da Saúde no Serviço Nacional de Saúde (SNS) deve basear-se no princípio da autonomia científica, técnica e funcional, e da colaboração interdisciplinar e interprofissional centrada no utente e no âmbito do trabalho em equipa, assente num modelo de integração de cuidados, que sustenta a prestação dos melhores cuidados de saúde às populações".