Ordem dos Psicólogos

Certificação APCER

Selo Escola SaudávelMente 19/21 - Apresentação do Júri

25.Setembro.2019

As cerca de 100 candidaturas dos agrupamentos e escolas portuguesas ao Selo Escola SaudávelMente 19/21, são reveladoras da preocupação dos estabelecimentos de ensino nacionais no que diz respeito às Boas Práticas em Saúde Psicológica, Sucesso Educativo e Inclusão. De forma a analisar e avaliar estas candidaturas, garantindo o rigor e a transparência de todos os procedimentos relacionados com o processo de atribuição do Selo, a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) seleccionou um júri composto por cinco Psicólogas/os, nomeadamente, José Morgado, Leandro S. Almeida, Tânia Pires, Válter Dias da Silva e Sofia Ramalho (Vice-Presidente da OPP e Presidente do Júri do "Selo Escola SaudávelMente").

Refira-se que o prazo de candidatura termina a 30 de Setembro e que os Selos serão atribuídos numa cerimónia a realizar no âmbito do VII Seminário Psicologia em Contexto Escolar, que terá lugar no 27 de Novembro de 2019, no Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz, uma organização conjunta da Direcção Geral da Educação e Ordem dos Psicólogos Portugueses.

 

NOTAS BIOGRÁFICAS DO JÚRI

José Morgado
Doutorado em Estudos da Criança – especialidade Educação Especial, pela Universidade do Minho. Professor Auxiliar no Departamento de Psicologia da Educação do ISPA - Instituto Universitário. Membro do Centro de Investigação em Educação do ISPA - Instituto Universitário. Membro da Comissão Coordenadora do Programa de Doutoramento em Educação desenvolvido pelo ISPA – Instituto Universitário e pelas FCT e FCSH da Universidade Nova de Lisboa. Colaborador regular em Programas de Formação inicial e contínua de Professores do Ensino Básico e secundário. Consultoria e participação em Projectos de Intervenção na área da Educação. Colaborador regular em Programas de Orientação Educativa para Pais e Encarregados de Educação. Investigação e publicação nas áreas da educação inclusiva, qualidade na educação, diferenciação pedagógica, etc.

Leandro S. Almeida
Professor Catedrático do Departamento de Psicologia da Educação e Educação Especial, do Instituto de Educação da Universidade do Minho. Doutor em Psicologia (Psicologia da Educação) pela Universidade do Porto. Docência nos domínios da cognição e da aprendizagem, da avaliação psicológica e da metodologia da investigação. Investigação nos campos da inteligência, aprendizagem, adaptação e sucesso académico. Autor de livros, capítulos de livros e artigos, sendo ainda autor de algumas provas de avaliação psicológica. Integrou o Conselho Nacional da Educação e o Instituto de Inovação Educacional. Presidiu à Associação dos Psicólogos Portugueses (APPORT) e é membro honorário da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), tendo recebido recentemente o Prémio Ibérico de Psicologia instituído pela OPP (Portugal) e COP (Espanha).

Tânia Pires
Psicóloga do agrupamento de escolas da Madalena, Vila Nova de Gaia.
Especialista (OPP) em psicologia clínica e da saúde, psicologia da educação e psicologia comunitária.
Doutorada em psicologia da saúde (univ. Minho)
Experiência profissional em escolas, IPSS, CPCJ, clínica privada, em contextos formativos e ensino superior (prof. Auxiliar). Integração de júris de provas académicas, orientação de teses e relatórios. Orientadora de estágios curriculares e profissionais (OPP e IEFP).
Participação em eventos científicos nacionais e internacionais com comunicação e em parcerias.

Válter Dias da Silva
Licenciado em Psicologia na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT). É Especialista em Psicologia clínica e da saúde, Psicologia da educação e Psicologia comunitária. Coordenou o Serviço de Psicologia do Gabinete de Apoio à Família/Centro Comunitário da Madragoa, em Lisboa, colaborando com o Agrupamento de Escolas Padre Bartolomeu Gusmão e Agrupamento Baixa-Chiado, foi supervisor de estágios curriculares decorrente da parceria com a ULHT, onde leccionou no curso de formação "Metodologia Projectiva na Avaliação Psicológica" e fez parte da comissão organizadora de seminários. Tem experiência como Psicólogo, em Centro de Acolhimento Temporário de Crianças, em projetos de Prevenção na Associação para o Desenvolvimento Social e Comunitário de Santarém e na Comissão de proteção de Crianças e Jovens de Santarém. Tem exercido funções de Psicólogo Escolar nos Agrupamentos de Escolas Dom Afonso Henriques e no Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano de Santarém, onde atualmente exerce e coordena a Comissão Organizadora do encontro " A Arte de Educar". Possui Certificado de Competências Pedagógicas de Formador. É Co-Fundador do Hapinez- Centro de Excelência para a Psicologia e Presidente do Conselho Fiscal.

Sofia Ramalho
Concluiu Licenciatura (1997) e Mestrado Científico em Intervenção Psicológica com Crianças e Jovens (2005) na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto e é Especialista em Psicologia da Educação e Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações. Coordenou, durante 14 anos, o Serviço de Psicologia no Colégio de Nossa Senhora do Rosário (CNSR), no Porto. No âmbito do seu trabalho em contexto escolar apostou na consultoria psicológica colaborativa, no desenho de projetos de intervenção educativa, em intervenções alargadas de promoção e prevenção, e no desenvolvimento de projetos de ação-investigação, em colaboração com Universidades. Tem apresentado comunicações em reuniões profissionais e científicas, no âmbito da intervenção psicológica em contexto escolar. Em 2008, foi cofundadora de um grupo de intervisão que integra atualmente colegas de 22 instituições de ensino privado, com objetivos de validação de práticas profissionais em contexto. Actualmente é Vice-Presidente da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), responsável pela pasta da Educação.

 

Para se candidatar ao Selo Escola SaudávelMente 19/21 siga estes passos:
1- Aceder à Checklist de Boas Práticas em Saúde Psicológica, Sucesso Educativo e Inclusão no site Escola SaudávelMente;
2 - Ler a Introdução e o Regulamento;
3 - Guardar a Checklist num computador e preencher utilizando o Google Chrome. Antes de sair do documento, clicar em "imprimir" (ctrl+P) e na opção "Destino", escolher "Guardar como PDF";
4 - Por fim, clicar "Guardar", para que o documento fique guardado no computador;
5 - Após terminar o preenchimento, enviar a candidatura para o email escolasaudavelmente@ordemdospsicologos.pt

Observação: No sentido de simplificar o processo de candidatura, nos casos em que as "respostas abertas" forem idênticas àquelas enviadas na primeira edição do Selo, poderá colocar apenas um asterisco *, sendo considerada a informação prestada anteriormente.