
"Estamos a falar de uma medida que irá melhorar o bem-estar das pessoas que trabalham no Hospital de Ovar, um dos primeiros hospitais a aderir à iniciativa", afirma o bastonário da OPP, Francisco Miranda Rodrigues. "É, no fundo, uma preocupação preventiva com a saúde das pessoas, começando por avaliar os riscos psicossociais para depois ter um plano de prevenção que permita acautelar danos maiores", explica. Considerando que a instituição que lidera "possui a responsabilidade de promover o papel do Psicólogo e da Psicologia na sociedade e de ajudar a implementar as boas práticas que devem proteger os cidadãos", Francisco Miranda Rodrigues salienta que a introdução destes projetos com estas características é algo de novo na cultura organizacional dos hospitais em Portugal.
O presidente do Conselho Diretivo do HFZ-Ovar, Luís Miguel Ferreira, é o primeiro a reconhecer a importância do protocolo agora celebrado que permitirá à instituição de saúde avaliar os riscos psicossociais dos seus colaboradores. "A implementação deste acordo surge da nossa responsabilidade em criar melhores condições de trabalho aos nossos colaboradores, possibilitando a identificação dos riscos psicossociais a que estes profissionais estão sujeitos, de forma a criar estratégias para os atenuar", frisa, salientando que esta iniciativa de cooperação "fortalece" o próprio Serviço Nacional de Saúde.
A cerimónia de assinatura do protocolo, que decorreu nas instalações da unidade hospitalar, contou ainda com a presença do presidente da Delegação Regional do Norte da OPP, Eduardo Carqueja, e do director clínico do HFZ-Ovar, Rui Lopes Dias.
O protocolo – com a duração de um ano, sendo automaticamente renovável por igual período - tem por objeto estabelecer as bases de parceria entre as duas instituições em matéria de prevenção de riscos psicossociais. No âmbito desta parceria, a OPP, que se encontra a promover a campanha Healthy Workplaces enquanto entidade parceira da Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho - tendo já mais de 40 protocolos assinados com entidades das mais variadas áreas e contextos, no âmbito dos riscos psicossociais - irá participar, entre outras iniciativas, em eventos no âmbito da avaliação, prevenção e intervenção em riscos psicossociais nos locais de trabalho, apresentando projetos, actividades e informação recolhida.





















