Qualificação de peritos competentes em avaliação de impacte ambiental

Protocolo de parceria entre a OPP e a Associação Portuguesa de Avaliação de Impactes

11.Setembro.2020

A Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) assinou no final da passada semana um protocolo com a Associação Portuguesa de Avaliação de Impactes (APAI), cuja parceria tem como objecto a colaboração entre as partes relativa ao Sistema de Qualificação de Peritos Competentes em Avaliação de Impacte Ambiental. Clique em "Ler mais" para ler a notícia na totalidade.

A Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) assinou no final da passada semana um protocolo com a Associação Portuguesa de Avaliação de Impactes (APAI), cuja parceria tem como objecto a colaboração entre as partes relativa ao Sistema de Qualificação de Peritos Competentes em Avaliação de Impacte Ambiental, permitindo a inscrição como Peritos Competentes de membros da OPP acedendo a 25% de desconto nas taxas previstas e definindo o âmbito de actuação do Psicólogo considerando a componente social (impactos sociais junto de indivíduos, grupos e comunidades), da saúde (stress, dimensões psicofisiológicas e psicossociais e outros riscos psicossociais) e da participação pública.

De acordo com o protocolo em questão, e entre outros compromissos, caberá à OPP indicar um representante para o Conselho Consultivo de Qualificação em Avaliação de Impacte Ambiental, podendo ainda as partes acordar a constituição de grupos de trabalho ou outras formas de colaboração técnica, relativamente a acções de formação, publicação de guias técnicos ou recomendações relativas a qualquer das especialidades definidas em Regulamento, sempre que nelas estejam envolvidas matérias do âmbito da profissão de psicólogo.

Importa também salientar que este protocolo vem no seguimento de diversas acções e iniciativas desenvolvidas e organizadas pela OPP, como por exemplo o "International Summit on Psychology and Global Health: A Leader in Climate Action", e que passa pelo promoção do trabalho dos psicólogos e das ciências comportamentais na área ambiental e das alterações climáticas.

A APAI apresenta-se como a associação profissional, técnica e científica que representa, a nível nacional, os profissionais e outros interessados em Avaliação de Impactes, nomeadamente na Avaliação de Impacte Ambiental e na Avaliação Ambiental Estratégica.