OPP parceira do Observatório Nacional da Violência Contra Atletas

22.Setembro.2020

A Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) é parceira do Observatório Nacional da Violência Contra Atletas (ObNVA), cuja cerimónia de apresentação decorreu hoje no ISMAI e contou com a presença do Bastonário, Francisco Miranda Rodrigues. Entre outros, o objectivo desta parceria passa pelo reforço da sensibilização, importância e contributo dos psicólogos no contexto da Violência contra os Atletas e na Psicologia do Desporto, Exercício e Performance.

Neste contexto, importa sublinhar que este protocolo surge na sequência do que tem vindo a ser advogado pela OPP e que passa por uma maior participação da Psicologia no desporto em Portugal, tendo não apenas como objectivo a excelência da prática, mas também as oportunidades de desenvolvimento de competências e de bem-estar. Paralelamente, a OPP tem vindo a trabalhar nas questões da violência física e psicológica em diversos domínios, desde a escola, passando pela violência doméstica e terminando nos locais de trabalho. Desta forma, com a criação do ObNVA, são reunidas estas duas questões que têm marcado a actividade da OPP que, recorde-se, tem vindo a estabelecer diversos protocolos de colaboração com as mais diversas entidades na área do desporto, como por exemplo, Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol, Federação Portuguesa de Natação e Instituto Português de Desporto e Juventude; já no contexto da violência física e psicológica, destaque para os trabalhos em parceria com a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens, Comissão para a Cidadania e com a Comissão para a Igualdade de Género.

Em termos operacionais, refira-se que esta é uma plataforma online para uma denúncia informal, sempre de forma anónima, que vítimas, ex-vítimas ou pessoas que testemunharam situações que percepcionaram como sendo violentas, podem aceder para reportar essas situações. As denúncias são feitas através de um questionário, online, e analisadas por uma equipa especializada em Educação Física e Desporto, Psicologia e Estatística

A partir do levantamento das informações que são enviadas, a equipa do ObNVA pretende produzir um relatório anual para estudar a situação no país. Porque, segundo os responsáveis pelo projecto, "muitas vezes o problema é não se saber a quem recorrer, o que fazer ou perceber se a situação está ou não a ser normalizada ou silenciada". Importa ainda salientar que, além de servir como plataforma de denúncias e de fazer o levantamento da informação, o ObNVA tem ainda como objectivo o de contribuir para optimizar políticas e medidas de prevenção e combate a este problema, através de acções de sensibilização e também de colaboração na formação de treinadores.

Além da OPP, o Observatório tem como parceiros o Comité Olímpico de Portugal, a Autoridade para a Prevenção e Combate da Violência no Desporto, o Instituto Português do Desporto e Juventude e a Associação Plano i.