Ordem dos Psicólogos

Certificação APCER

Colecção Vamos Prevenir

Lançamento de novos livros OPP

09.Setembro.2021

Hoje, na Feira do Livro de Lisboa, serão lançados dois novos livros da Ordem dos Psicólogos Portugueses em parceria com a Ideias com História: "Game Over: Prevenção de comportamentos problemáticos de jogo" e "Persistir e não desistir: Promoção de competências e resiliência". Clique em "Ler mais" para saber mais sobre os livros.

Ambos os livros pertencem à colecção "Vamos prevenir" são obras das autoras Rute Agulhas e Regina Pinto.

Estão neste momento disponíveis para compra na Feira do Livro de Lisboa (tenda D05), e estarão disponíveis em breve na nossa loja online.

Sinopse Game Over:

Game Over – Prevenção de comportamentos problemáticos de jogo» é o terceiro livro da coleção «Vamos Prevenir», dedicada à prevenção primária de várias problemáticas. Nesta história, as aventuras dos nossos amigos da Vila Mariposa continuam, desta vez em redor do Tomás, que começa a exibir um comportamento excessivo e mesmo alguns sinais e sintomas de dependência de jogo. Após uma primeira fase de negação do problema, o Tomás reconhece que precisa de ajuda e aceita o desafio da psicóloga Filipa, especialista em dependência de jogos. Juntos, dinamizam um programa de prevenção com todas as turmas da vila! No final, de modo a sensibilizar alunos, professores, pais e toda a comunidade, foi criado o Dia Game Over! O que achas de existir um Dia Game Over na tua escola? Fica aqui o desafio!

Sinopse: Persistir e não desistir:

Promoção de competências de resiliência é o quarto livro da coleção «Vamos Prevenir», dedicada à prevenção primária de várias problemáticas. Nesta história, as aventuras dos nossos amigos da Vila Mariposa continuam, desta vez em redor de um projeto de final de ano muito ambicioso... são jornalistas e detetives e entrevistam os habitantes da vila! E o que querem eles descobrir com esta aventura? Querem conhecer melhor o conceito de resiliência. Conheces esta palavra? Ser resiliente é ser capaz de lidar com os problemas de forma positiva, apesar dos obstáculos que possam surgir. É ser persistente e não desistir, aprendendo com a experiência e com as dificuldades. É conseguir pensar de forma positiva, ser empático e assertivo e saber pedir ajuda. É ter confiança, aceitar as suas limitações e ter esperança. Ser resiliente é tudo isto e muito mais! No final, as entrevistas e as aprendizagens de todos foram publicadas no jornal da vila. O que achas de existir um projeto como este na tua escola? Fica aqui o desafio!