67 psicólogos contratados para apoiar crianças e jovens vítimas de violência doméstica

20.Setembro.2021

As crianças e jovens vítimas de violência doméstica de várias regiões do país vão passar a contar com equipas de psicólogos especializadas. “A Ordem dos Psicólogos Portugueses irá alimentando de conhecimento técnico científico estas equipas", anunciou esta quinta-feira a secretária de estado para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), Rosa Monteiro.

"O que se espera de vocês não é pouco. O que se espera de vocês é muito. É que façam toda a diferença na vida destas crianças e jovens vítimas de violência doméstica". Foram estas as palavras utilizadas por Sandra Ribeiro, presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), ao dirigir-se aos psicólogos contratados para 31 novas equipas de Respostas de Apoio Psicológico (RAP) para crianças e jovens atendidos ou acolhidos na Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica (RNAVVD), que vão funcionar em vários locais do país.

A região Norte passa a contar com 16 equipas, seis delas na Área Metropolitana do Porto, o Centro com nove e o Alentejo com seis. A cerimónia de lançamento deste projeto aconteceu no Instituto Politécnico de Viseu e foi presidida pela secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, que frisou que "o sofrimento das crianças e jovens não pode ser ignorado".

"Estamos agora a lançar uma parceria com as estruturas da rede, que vão contratar estas equipas altamente especializadas", explicou Rosa Monteiro. A Ordem dos Psicólogos Portugueses "irá alimentando de conhecimento técnico científico estas equipas", ao longo dos dois anos previstos de projeto, concluiu a secretária de estado.

"Exposição à violência interparental coloca dificuldades no desenvolvimento saudável das crianças"

A vice-presidente da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Renata Benavente, chamou a atenção para a forma como a exposição à violência interparental "coloca dificuldades ao desenvolvimento saudável" das crianças. "A investigação demonstra que as crianças expostas à violência interparental apresentam problemas de internalização, (ansiedade, depressão ou medo) e de externalização (raiva, agressividade ou fuga de casa) que afetam a sua capacidade de empatia e de interpretação de situações sociais, o estabelecimento de relações interpessoais, a capacidade de resolução de problemas, a realização escolar e académica, o desenvolvimento de competências e a integração social", explicou.

A Ordem dos Psicólogos Portugueses tinha assinado em Janeiro um protocolo com a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, no sentido de reforçar o apoio psicológico e psicoterapêutico a crianças e jovens vítimas de violência doméstica atendidas e/ou acolhidas na Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica (RNAVVD), no âmbito do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, que agora se começa a concretizar.

Este novo programa decorre de um concurso lançado pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, no valor de 2,7 milhões de euros.

Notícias nos meios de Comunicação Social:

País terá 31 equipas de apoio psicológico para crianças e jovens vítimas de violência doméstica
In Diário de Notícias da Madeira Online | 16-09-2021

Crianças e jovens vítimas de violência doméstica vão ter equipas de apoio em todo o país
In Diário de Notícias Online | 16-09-2021

Crianças e jovens vítimas de violência vão ter equipas de apoio em todo o país
In Jornal de Notícias Online | 16-09-2021

Crianças e jovens vítimas de violência doméstica vão ter equipas de apoio
In Jornal do Centro Online | 16-09-2021

In Observador Online | 16-09-2021

In Renascença Online | 16-09-2021

Crianças vão ter equipas de apoio em todo o país