Trilhos da Psicologia nos Açores

A entreajuda “faz com que o dia, apesar de difícil, se torne fácil”

24.Setembro.2021

Em: Delegação Regional Açores

Oito psicólogos intervêm em diferentes projectos na Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória, na ilha Terceira. “Caí num cantinho do céu”. A descrição é feita por Bárbara Faria, 25 anos, à direcção da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP). O “cantinho” a que se refere é a Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória, na Ilha Terceira, mais propriamente o Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil Fortis, onde está a realizar o Ano Profissional Júnior. “Consigo ver uma evolução nas pessoas, perceber que fazemos a diferença nas suas vidas”, explica. Opinião semelhante tem Letícia, uma das psicólogas que a orienta e supervisiona e ali trabalha desde 2010.

No total são oito os psicólogos na Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória. Entre eles um espírito de entreajuda que, contam, faz com que o dia "apesar de ser difícil se torne fácil". Juntos fazem a diferença na vida de crianças, jovens, mulheres vítimas de violência doméstica e homens em situação de exclusão social.

Bárbara explica que nos poucos meses que ali trabalha já viu "uma mudança significativa tanto a nível de comportamento como até de orientação das vidas" dos jovens que segue. "Quando cheguei tínhamos vários utentes num programa Ecofortis, de agricultura biológica, e neste momento não os temos porque eles arranjaram emprego. Saíram do registo em que se encontravam e conseguiram integrar-se na sociedade de uma forma bastante positiva", acrescenta.

Os jovens que chegam ao Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil Fortis foram sinalizados pelas escolas, CPCJ ou pelo Instituto de Segurança Social dos Açores. As principais problemáticas são o "abandono escolar, comportamentos de consumo, agressividade e violência", conta Letícia. "De um modo geral estes jovens chegam-nos desorganizados", acrescenta. Para que a intervenção tenha sucesso é necessário criar uma relação. "É um trabalho muito enriquecedor não apenas enquanto profissionais, mas também enquanto pessoas", conclui a psicóloga, através da máscara que lhe esconde o sorriso.

Notícias nos Meios de Comunicação Social:

"É essencial cuidar do bem-estar nas organizações" para aumentar a competitividade, RTP Açores

Governo Regional dos Açores diz que está em curso contratação de 20 psicólogos, Açores 9

Governo faz levantamento das necessidades de cada ilha para contratar 20 psicólogos, Correio dos Açores

Ordem apela a rápido reforço de psicólogos e mudança de paradigma, Açoriano Oriental

Ordem dos Psicólogos vai propôr ao Governo um Plano de Intervenção, Antena 1 Açores.