Trilhos da Psicologia na Madeira

Trilhos da Psicologia com realidade virtual no Funchal

22.Outubro.2021

A direcção a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) e a Delegação Regional da Madeira visitaram, nos dias 21 e 22 de outubro, vários projectos onde trabalham psicólogos no Funchal.

As guitarradas que se ouviam à entrada davam o mote para o que se seguia. A "Psicologia da Música no Contexto de Demência" foi o primeiro de vários projetos apresentados pela equipa do NeuroRehabLab à direcção da OPP e à direcção da Delegação Regional da Madeira.

"É um ramo de investigação da Psicologia com pouca visibilidade Portugal, mas em Espanha e noutros países vemos cada vez mais hospitais e outras unidades de saúde a adaptar este tipo de conhecimento para a reabilitação neurocognitiva dos seus utentes", afirmou Gonçalo Barradas.

"Consiste em compreender que mecanismos psicológicos ainda estão preservados na demência e que podem ser estimulados através do som", explicou Gonçalo, anunciando de seguida que existem alguns mecanismos ainda preservados. "A intenção é utilizar esses estímulos para fazermos a reabilitação cognitiva destas pessoas", acrescentou.

E de projecto em projecto estes profissionais mostraram como a psicologia pode ser uma mais-valia na criação de ferramentas com realidade virtual. Rita Costa apresentou o Reh@City, um sistema de treino cognitivo baseado em simulações personalizadas e adaptadas a diferentes actividades do dia a dia que pode ser utilizado em pessoas com lesões cerebrais, doenças mentais e consumos, como o álcool. Joana Câmara mostrou uma ferramenta de treino cognitivo remoto que pode proporcionar uma resposta à distância e num momento inicial pós-AVC.

Neuro

Foi possível, por fim, simular com o cérebro o movimento de remar ou passear em realidade virtual por levadas madeirenses num cenário com três dimensões.

A direcção da OPP visitou ainda os psicólogos que trabalham no Centro de Desenvolvimento da Criança e reuniu-se com o presidente do governo regional da Madeira, Miguel Albuquerque, e com o secretário regional da saúde, Pedro Ramos.

Neuro

Já na sexta-feira a direcção da OPP e o secretário regional da educação, Jorge Carvalho, assinaram um protocolo de colaboração, a renovar o anteriormente existente, e a vice-presidente da Ordem Sofia Ramalho deu uma conferência com o tema "Que (nova) escola para um (novo) futuro"?.