OPP assina protocolo com a Câmara Municipal de Estarreja

12.Maio.2022

A Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) assinou esta quarta-feira, 11 de maio, um protocolo de parceria com a Câmara Municipal de Estarreja. O Objetivo é promover a Literacia em Saúde Mental e proceder-se à avaliação de riscos psicossociais no município.

eduardo carqueja

"A literacia é um dos pilares para a promoção da saúde mental", afirmou, aos presentes nos Paços do Concelho, o Bastonário Francisco Miranda Rodrigues. O documento foi, posteriormente, assinado pelo presidente da autarquia, Diamantino Sabina, pelo presidente da Delegação Regional Norte da OPP, Eduardo Carqueja, e pela vogal da direcção da OPP, Cristina Pereira.

Seguiu-se uma mesa-redonda, com contributos e testemunhos, evidenciando a importância da Saúde Mental.

A autarquia compromete-se, no âmbito deste protocolo, a afetar um Psicólogo para avaliar os riscos psicossociais junto dos seus colaboradores, munícipes e organizações do concelho. Vai ainda a desenvolver, no âmbito do projeto "Cuidar à Distância", um programa de avaliação de Burnout nos Cuidadores Formais que trabalham nas Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) no concelho de Estarreja.