Ordem dos Psicólogos

Certificação APCER

Selo Escola SaudávelMente 2022-2024 - Apresentação do Júri

07.Junho.2022

De forma a analisar e avaliar estas candidaturas, garantindo o rigor e a transparência de todos os procedimentos relacionados com o processo de atribuição do Selo, a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) seleccionou um júri composto por cinco Psicólogas/os, nomeadamente, Carolina Jardim, Júlio França, Sofia Ramalho, Valter Dias da Silva e Margarida Gaspar de Matos (presidente do júri).

Carolina Jardim
Realizou a Licenciatura em Psicologia pela Universidade da Madeira (2015). Frequentou um ano na Universidade de Salamanca no ano letivo 2014- 2015. Mestrado em Psicologia Clínica pelo ISPA (2018). A tese de mestrado foi realizada no âmbito dos "Os Hábitos de Sono e o uso das tecnologias antes dormir: influências na saúde infantil". Realizou o estágio curricular no Hospital Santa Maria- Serviço de Psiquiatria Infância e da Adolescência.
Obteve no ano Profissional Júnior, formação na área da Neuropsicologia e Orientação Parental. Obteve o Certificado de Competências Pedagógicas pelo CRIAP em 2021.
Atualmente exerce funções na área da Psicóloga Clínica e Neuropsicologia na Associação de solidariedade SUBUD. Exerce também funções na linha de apoio à covid-19 do SNS24 desde Janeiro de 2021. 

Filomena Santos

Licenciada em Psicologia Clínica e da Saúde, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em 2001. Pós-graduada em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem, ISPA. É Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, especialista em Psicologia da Educação, Psicologia vocacional e do desenvolvimento da carreira e Psicologia Clínica e da Saúde. Psicoterapeuta, pela Sociedade Portuguesa de Psicoterapias Breves. Orientadora de estágios profissionais. Formadora certificada. Desenvolve funções em contexto escolar desde 2008, exercendo atualmente funções de psicóloga no Serviço de Psicologia e Orientação do Agrupamento de Escolas Terras de Larus.

Júlio França
Licenciado em Psicologia e Saúde pela Universidade do Porto. Pós-Graduação em tratamento psicológico-Manuais Empiricamente Validados pelo colégio universitário de altos estudos- UCAE
Mestre em Psicologia da Educação pela Universidade do Porto. Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e Especialista em Psicologia da Educação. 
Psicólogo escolar desde 2003. Atualmente é coordenador dos Serviços Técnico-Pedagógicos da Escola Secundária Inês de Castro.
Orientador de estágios curriculares de finalistas de Psicologia.Exerce Psicologia Clínica privada desde 1997.Atualmente é membro da comissão de estágios da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Foi candidato suplente ao atual conselho da especialidade de Psicologia da Educação. Atualmente é membro do conselho Municipal de Educação de Vila Nova de Gaia. Participou como orador em diversos encontros relacionados com a Psicologia da Educação. Formador Acreditado pelo Conselho Cientifico Pedagógico da Formação Contínua.

Sofia Ramalho
Concluiu Licenciatura (1997) e Mestrado Científico em Intervenção Psicológica com Crianças e Jovens (2005) na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto e é Especialista em Psicologia da Educação e Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações. Coordenou, durante 14 anos, o Serviço de Psicologia no Colégio de Nossa Senhora do Rosário (CNSR), no Porto. No âmbito do seu trabalho em contexto escolar apostou na consultoria psicológica colaborativa, no desenho de projetos de intervenção educativa, em intervenções alargadas de promoção e prevenção, e no desenvolvimento de projetos de ação-investigação, em colaboração com Universidades. Tem apresentado comunicações em reuniões profissionais e científicas, no âmbito da intervenção psicológica em contexto escolar. Em 2008, foi cofundadora de um grupo de intervisão que integra atualmente colegas de 22 instituições de ensino privado, com objetivos de validação de práticas profissionais em contexto. Actualmente é Vice-Presidente da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), responsável pela pasta da Educação.

Teresa Barandel

Licenciada em Psicologia (área de Consulta Psicológica de Jovens e Adultos) pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (1995). Mestre em Psicologia da Educação pela Universidade Lusófona do Porto (2012) e especialista em Psicologia da Educação. Fez Pós-Graduação em Intervenção em Crise: Diversos Contextos pelo Instituto CRIAP.
Psicóloga no Serviço de Psicologia e Orientação do Agrupamento de Escolas de Arouca desde 1996, com funções de coordenação da equipa técnica afeta a este serviço.
Formadora certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, tem desenvolvido diversas ações para pessoal docente e não docente. Entre 2011 e 2014 colaborou como formadora na Pós-Graduação de Mediação de Conflitos em Contexto Escolar do Instituto de Mediação da Universidade Lusófona do Porto.

Valter Dias da Silva
Licenciado em Psicologia na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT). É Especialista em Psicologia clínica e da saúde, Psicologia da educação, Psicologia comunitária e Psicologia vocacional e orientação da carreira. Coordenou o Serviço de Psicologia do Gabinete de Apoio à Família/Centro Comunitário da Madragoa, em Lisboa, colaborando com o Agrupamento de Escolas Padre Bartolomeu Gusmão e Agrupamento Baixa-Chiado, foi supervisor de estágios curriculares decorrente da parceria com a ULHT, onde leccionou no curso de formação "Metodologia Projectiva na Avaliação Psicológica" e fez parte da comissão organizadora de seminários. Tem experiência como Psicólogo, em Centro de Acolhimento Temporário de Crianças, em projetos de Prevenção na Associação para o Desenvolvimento Social e Comunitário de Santarém e na Comissão de proteção de Crianças e Jovens de Santarém. Tem exercido funções de Psicólogo Escolar nos Agrupamentos de Escolas Dom Afonso Henriques e no Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano de Santarém, onde atualmente exerce e coordena a Comissão Organizadora do encontro " A Arte de Educar". Possui Certificado de Competências Pedagógicas de Formador. É Co-Fundador do Hapinez- Centro de Excelência para a Psicologia e membro da Direção da Delegação Regional do Centro na Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Margarida Gaspar de Matos
Professora Catedrática da Universidade de Lisboa, no ISAMB; Coordenadora do G2 (Supportive Environments) do ISAMB/ Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e Membro do APPSYCi / Centro de Investigação / ISPA/IU. Co-Investigadora Principal para Portugal e Coordenadora Grupo "Planetary Health", do Estudo Health Behaviour School Aged Children/ Organização Mundial de Saúde. Coordenadora da TaskForce para as Ciências Comportamentais durante a pandemia/ MS/GPM em 2021. Perito avaliador A3es e H2020/EU. Coordenadora de diversos projetos de investigação nacionais e internacionais; mais de duas dezenas de teses de doutoramento; diversas publicações de âmbito nacional e internacional.

As candidaturas decorrem até dia 17 de Junho. Mais informações e candidaturas aqui