Ordem dos Psicólogos

Certificação APCER

Dia da Internet mais Segura

Sessão de apresentação do CyberSek

31.janeiro.2023

No próximo dia 7 de Fevereiro, entre as 15h00 e as 17h00, a Delegação Regional dos Açores vai promover uma sessão de apresentação CyberSeK - desenvolvimento de experiência em Realidade Virtual para a cibersegurança. Esta sessão está integrada nas acções que vão ocorrer nos Açores e que são alusivas ao Dia Internet mais Segura, promovidas pelo Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) e pelo Centro Internet Segura. É uma iniciativa que conta com o apoio da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Esta aplicação em Realidade Virtual (ainda em fase de desenvolvimento), pretende ajudar na tomada de decisão em cibersegurança.

Neste dia contamos com a sua ajuda, através da experimentação (durante 15 minutos), para melhorar as decisões em cibersegurança. A cibersegurança é uma área complexa e dinâmica, e os factores humanos são fundamentais para garantir a proteção de nossas redes e sistemas. A Psicologia pode-nos ajudar a entender como as pessoas tomam decisões, como lidam com a incerteza e como se adaptam a mudanças no ambiente de trabalho. A incorporação de princípios de Psicologia nas ferramentas e processos de cibersegurança ajuda a identificar e mitigar riscos, aumentar a consciencialização e a motivação dos colaboradores para melhorar a eficácia das medidas de segurança no contexto digital.

Gostaríamos de obter sua opinião e feedback durante esta fase crucial do desenvolvimento desta aplicação. Pedro Gamito professor do Hei-Lab Universidade Lusófona conduzirá esta experiência com o intuito de melhor compreendermos como podem ser desenvolvidas soluções tecnológicas baseadas na Realidade Virtual. Para se inscrever na sessão de apresentação e partilhar o seu contributo clique aqui.

No mesmo dia, Miguel Oliveira, membro da Direcção da Ordem dos Psicólogos Portugueses estará presente no Seminário "Internet Segura: Metaverso Vs Realidade" que decorrerá na Universidade dos Açores (Aula Magna) entre as 09h00 e as 12h30. Miguel Oliveira será orador no painel intitulado "Novas tecnologias sociais. E agora?". Para se inscrever no seminário clique aqui

Conheça as restantes iniciativas que vão decorrer no Dia da Internet mais Segura aqui