Já está disponível para download o relatório da Ordem dos Psicólogos Portugueses «Evidência Científica sobre Custo-Efectividade de Intervenções Psicológicas em Cuidados de Saúde».
O documento, divulgado para a Comunicação Social no Dia Internacional da Saúde Mental, reúne as conclusões de vários estudos nacionais e internacionais que demonstram as vantagens para a saúde e para a economia em ter mais psicólogos a intervir no sistema público de saúde.
Estudos internacionais citados no relatório dão conta que a consulta psicológica não só se paga a si própria como permite até obter ganhos em Saúde. Tal acontece porque apresenta taxas de sucesso elevadas e permite o regresso mais rápido ao trabalho.
Actualmente existem pouco mais de 170 psicólogos a trabalhar em centros de saúde e menos de trezentos nos hospitais, número claramente insuficiente para as necessidades existentes, e para o previsível aumento de casos de perturbação mental em cenários de instabilidade e crise.
A Ordem está preocupada e atenta, e está a levar a cabo estudos mais detalhados sobre esta área, e a acompanhar, junto do Ministério da Saúde, o aumento da acessibilidade dos cidadãos aos serviços.
Consulte o documento completo aqui.