Ordem dos Psicólogos

Certificação APCER

Bruxelas

Políticos europeus devem reconhecer a importância da Psicologia

15.Novembro.2011

Para o Bastonário da Ordem dos Psicólogos esta é uma premissa fundamental na importância do bem-estar dos cidadãos da Europa.

O Bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Telmo Mourinho Baptista e o vice-presidente da Ordem, Samuel Antunes estiveram presentes na Conferência «Psychology - A contribution to EU Policy Making», no Parlamento Europeu, em Bruxelas, no passado dia 9 de Novembro.

Para o Bastonário da Ordem dos Psicólogos a Conferência foi importante para o reconhecimento da Psicologia na Europa. Telmo Mourinho Baptista diz mesmo que é fundamental que os políticos europeus entendam a importância da Psicologia, porque esse reconhecimento é relevante no bem-estar dos cidadãos da Europa. «É importante que os decisores políticos apoiem a sua tomada de decisão no conhecimento do trabalho produzido pelos psicólogos», defende o Bastonário da Ordem dos Psicólogos.

O encontro em Bruxelas teve como objectivo proporcionar aos Membros do Parlamento Europeu, aos funcionários da Comissão Europeia, e aos representantes de outras organizações europeias informação actualizada sobre Psicologia e o que ela pode oferecer à sociedade europeia.

A conferência abordou os contributos de áreas como saúde mental, psicologia escolar, bem-estar no trabalho e mudança de comportamento em áreas como as pandemias de gripe e obesidade, para o bem-estar dos cidadãos europeus. «Política Europeia sobre Stress no Local de Trabalho», «Psicologia para a Europa», «Como a Psicologia pode contribuir para o bem-estar e para a Economia» foram alguns dos temas escolhidos.

O encontro foi organizado pela Aliança de Liberais e Democratas da Europa, com a colaboração da European Federation of Psychologists Associations (EFPA). À margem da Conferência decorreram encontros bilaterais com organizações congéneres da OPP, no sentido de desenvolver protocolos de cooperação vantajosos para todas as partes. A Ordem congratula-se com o clima construtivo que tem marcado o relacionamento com as suas congéneres europeias, que tem permitido recolher experiências valiosas para ajudar no trabalho da Ordem em Portugal.

Notícias relacionadas:

- Ordem presente na Conferência «Psychology - A contribution to EU Policy Making» em Bruxelas