O Bastonário a Ordem dos Psicólogos, Telmo Mourinho Baptista e dois membros da Direcção, Francisco Rodrigues e José Lucas, reuniram-se na passada quarta-feira com o Secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação, Carlos Oliveira.
O encontro teve como objectivo mostrar a importância de trabalhar o empreendedorismo, ao nível do comportamento, muito antes de se colocar a questão económica, ou financeira. A Ordem defendeu, junto do Secretário de Estado, que o enfoque e a prioridade na estratégia nacional para o empreendedorismo deve ser a promoção de atitudes e comportamentos necessários para se ser empreendedor.
Defendeu também uma intervenção junto da população, começando no início do percurso escolar dos jovens, que potencie o desenvolvimento de competências que caracterizam o individuo empreendedor. Isto, a montante dos projectos e das iniciativas que estes possam apresentar e para as quais necessitem de apoios. Neste sentido, foram disponibilizados os meios humanos necessários para a intervenção junto das populações, defendendo o papel do psicólogo enquanto técnico especialista em comportamento.
Carlos Oliveira manifestou a sua total concordância com a necessidade de trabalhar este tipo de competências, considerando mesmo que são um dos factores-chave para a mudança e desenvolvimento económico do país. Da parte do Executivo ficou a promessa de envolver a Ordem dos Psicólogos no processo de implementação desta estratégia a nível nacional. Neste contexto, a Ordem fará chegar brevemente propostas mais concretas de actuação.