A Ordem dos Psicólogos foi recebida em audiência pelo Sr. Ministro da Saúde, no dia 13 de Setembro. Na audiência a Ordem expressou a sua preocupação pela diminuição de recursos disponíveis em termos psicológicos para a população, particularmente em época de crise, onde é de esperar um agravamento das perturbações psicológicas. Foi salientado que estes recursos já são escassos, e que a sua retirada agravará mais o estado de saúde dos portugueses, com impactos diversos que poderão onerar ainda mais o Estado, em vez de contribuir para o alívio dos problemas económicos actuais.
A Ordem apresentou um conjunto de ideias para a aplicação de intervenção psicológica na área da saúde, já seguidas noutros países, e com forte sustentação por estudos internacionais realizados, que demonstram a eficácia da intervenção psicológica tanto na área da saúde mental, como nos cuidados de saúde em geral. A avaliação destas intervenções têm consistentemente demonstrado que permitem poupar dinheiro ao Estado e aos utilizadores, com resultados positivos de saúde, bem-estar e ajustamento que se prolongam no tempo.
O Sr. Ministro da Saúde reconheceu a necessidade de criar respostas para os perturbações psicológicas, e entendeu que as soluções devem ser procuradas no âmbito do Plano Nacional de Saúde. A Ordem disponibilizou-se para facilitar o apoio necessário ao desenvolvimento de soluções que permitam uma cobertura mais abrangente das necessidades da população.
Ordem dos Psicólogos recebida pelo Ministro da Saúde
15.setembro.2011