Ordem dos Psicólogos

Certificação APCER

Novo documento OPP

O factor humano na inteligência artificial: Recomendações estratégicas para a sustentabilidade

04.setembro.2023

Novo documento da Ordem dos Psicólogos Portugueses alerta para os principais desafios, riscos e benefícios da IA e deixa recomendações estratégicas para o futuro. O documento oferece um olhar da ciência psicológica para a Inteligência Artificial e aponta a importância de integrar a Psicologia neste processo. Pode ajudar a prever comportamentos, optimizar e identificar potenciais riscos e vulnerabilidades.

"A OPP julga pertinente contribuir para a discussão em torno do desenvolvimento de sistemas de Inteligência Artificial (IA), considerando que reconhecer as suas singularidades, no que respeita a vantagens e desafios, é fundamental para garantir que estas tecnologias são seguras, transparentes e funcionam em prol do desenvolvimento e bem-estar das pessoas e das comunidades. A utilização de IA acontece, actualmente, em diferentes contextos, nos quais se incluem contextos de Saúde, de Trabalho e da Justiça, orientando tomadas de decisão que têm implicações práticas na vida dos cidadãos e cidadãs.

Quais são os principais riscos e benefícios da Inteligência Artificial? E quais os principais desafios? Questões a que dá resposta o documento lançado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP): "O fator humano na inteligência artificial: Recomendações estratégicas para a sustentabilidade".

O documento está disponível aqui

A versão em inglês pode ser consultada aqui