Ordem dos Psicólogos

Certificação APCER

Certificado EuroPsy Especialista em Psicoterapia já está disponível

26.janeiro.2024

Após um intenso período de trabalho juntamente com a Federação Europeia de Associações de Psicólogos (EFPA), os membros efectivos já podem solicitar o seu Certificado Europeu de Psicologia (EuroPsy) em Psicoterapia, sendo o processo acessível e gratuito para os nossos membros.

A disponibilização deste certificado de especialista surge num momento em que a prática da psicoterapia tem vindo a ser alvo de preocupação pública pelos riscos acrescidos para a segurança e saúde das pessoas, derivados da sua prática, por quem não possui as competências e não pertence a qualquer uma das profissões reguladas em saúde.

Depois de, recentemente, a psicoterapia ter passado a ser um acto próprio dos psicólogos, em lei que entrará em vigor no dia 1 de Março, pese embora o período transitório que se seguirá para este acto específico, é importante reforçar o reconhecimento e distinção das competências dos psicólogos nesta matéria, através deste diploma.

Este certificado está disponível para quem possui o certificado Europsy Básico e tem especialidade avançada em Psicoterapia, no âmbito do processo de Especialidades profissionais da OPP.

Mais informação em www.europsy.pt

O que é o Certificado EuroPsy Especialista em Psicoterapia?
O Certificado EuroPsy Especialista em Psicoterapia é um documento, criado pela EFPA, para certificar Psicólogos. Com esta certificação, pretende-se reconhecer e estabelecer um padrão comum internacional do que se considera serem requisitos para se ser um Psicólogo especialista em Psicoterapia.
Conforme descrito no artigo 39 do Regulamento do EuroPsy, o Certificado de Especialista EuroPsy será atribuído apenas a psicólogos devidamente experientes que sejam detentores do EuroPsy Básico (ou que lhes tenha sido atribuído o EuroPsy Básico ao mesmo tempo). Deste modo, apenas pode ser atribuído um Certificado de Especialista em países em que tanto o NAC como o S-NAC tenham sido aprovados, como é o caso de Portugal (e também da Finlândia, Espanha e Turquia).

De que forma é que os membros OPP podem obter o EuroPsy Especialista em Psicoterapia de forma automática?
Todos os membros efectivos activos com a especialidades avançada em Psicoterapia, atribuída no âmbito do processo de Especialidades profissionais (de acordo com os critérios previstos no Regulamento Geral de Especialidades) e que já possuam o Certificado EuroPsy (básico).

O que terei de fazer para obter o certificado EuroPsy Especialista em Psicoterapia?
1. Aceda à plataforma de candidaturas https://www.europsy.ordemdospsicologos.pt/pt/ . Poderá também fazê-lo através da sua área pessoal disponível no site da OPP - Menu Balcão Único – Mosaico "EuroPsy" e carregar no botão "Aceder".
2. Faça o seu login, através do preenchimento dos campos "Cédula Profissional" e "NIF"
3. Caso se verifique a necessidade de actualizar os seus dados, será solicitado que proceda previamente a esta actualização;
4. Terá acesso à informação referente ao seu Certificado EuroPsy Básico, com a possibilidade de realizar download do certificado e caso reúna as condições para atribuição do Certificado EuroPsy Especialista em Psicoterapia, surge abaixo a seguinte informação "Certificado de Especialista em Psicoterapia", bastará carregar no botão "Obter certificado".

Já possuo o título de psicólogo especialista em Psicoterapia atribuído pela OPP, mas não possuo o Certificado EuroPsy (básico), o que tenho de fazer para obter o Certificado EuroPsy Especialista em Psicoterapia?
Terá de numa primeira fase solicitar a atribuição do ser Certificado EuroPsy (básico), para posteriormente solicitar a atribuição do seu Certificado EuroPsy Especialista em Psicoterapia, ambos podem ser solicitados de forma gratuita e rápida através da plataforma de candidaturas https://www.europsy.ordemdospsicologos.pt/pt/ .

Sou Psicoterapeuta/tenho formação completa em Psicoterapia mas não sou especialista em Psicoterapia pela OPP. Posso ter o Certificado EuroPsy Especialista em Psicoterapia?
Consulte aqui se a Sociedade/Associação de Psicoterapia em que concluiu a sua formação tem protocolo com a OPP. Se tiver, então poderá ser Especialista em Psicoterapia pela OPP.
A partir do momento em que for reconhecido como Especialista em Psicoterapia pela OPP, poderá pedir o seu Certificado EuroPsy Especialista em Psicoterapia de forma gratuita e rápida.
Reforçamos que para obter o título de Psicólogo Especialista em Psicoterapia, de acordo com o Regulamento Geral de Especialidades Profissionais OPP, deverá ter previamente aprovada uma candidatura a uma especialidade base/geral.