Ordem dos Psicólogos

Certificação APCER

Bastonário reúne com Ministra da Educação

18.outubro.2010

A Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) reuniu hoje com o Ministério da Educação, com vista a iniciar uma colaboração entre as duas entidades. Nesta reunião, foram discutidas várias situações, nomeadamente a presente situação de colocação de psicólogos nas escolas sobre a qual a OPP manifestou a sua preocupação dado o número de Serviços de Psicologia inoperacionais de momento. A Sr.ª Ministra mostrou a sua compreensão relativamente ao assunto, apresentando uma solução para a  resolução do mesmo, que carece de aprovação por despacho conjunto.
 
A Sr.ª Ministra mostrou ainda abertura para a resolução de uma situação que se arrasta há mais de 25 anos - o impedimento dos psicólogos leccionarem Psicologia no Ensino Secundário por falta de habilitação própria para a docência.

A Sr.ª Ministra da Educação concordou em colaborar com a OPP no sentido de uma maior exigência de responsabilidade pelos actos psicológicos prestados em contexto educativo. Aspectos como a identificação pessoal pelo numero de cédula profissional de todos os actos psicológicos, bem como o requisito de nos processos concursais ser solicitada prova de inscrição na Ordem.