Grupo de trabalho para implementação do Despacho n.º 1134/2017 do Gabinete do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde

Com o objectivo de elaborar uma proposta de documento orientativo, para apresentação ao Bastonário desta Ordem, para a acção dos psicólogos na criação dos serviços autónomos de psicologia no SNS, de acordo com o Despacho 1134/2017 do Gabinete do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde e das boas práticas nesse sentido é, através do presente despacho, criado o Grupo de trabalho para implementação do Despacho n.º 1134/2017 do Gabinete do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde.

Membros
Carlos Mendonça (CP 8874)
David Dias Neto (CP 6546) (foto) David Dias Neto

Completa a Licenciatura de Psicologia na Universidade de Lisboa, em 2002, tendo exercido subsequentemente no antigo Hospital Júlio de Matos. Neste contexto teve a oportunidade de trabalhar em internamento, ambulatório e em núcleo de intervenção comunitária. No serviço de psicoterapia comportamental participou na Consulta de Stress Traumático e nos grupos de stress de guerra. Durante este período termina a formação em Psicoterapia na Associação Portuguesa de Terapias Comportamental e Cognitiva e o mestrado em Stress e Bem-Estar na Universidade de Lisboa.

Em 2007 sai do Hospital para fazer doutoramento em Psicologia Clínica, nas Universidades de Lisboa e de Sheffield, que termina em 2011. Atualmente é professor Auxiliar no Instituto Piaget na área de psicologia clínica e da saúde.

Filipe Fernandes (CP 5290) (foto) Filipe Fernandes

Filipe Fernandes é um terceirense nascido em Coimbra com 35 anos de idade. Licenciou-se em Psicologia, na Universidade de Coimbra, em 2005. Em 2009 concluiu o Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde, também na Universidade de Coimbra. Concluiu, em 2012, uma Especialização em Psicotraumatologia pela European Society for Traumatic Stress Studies. É Psicólogo Clínico na Unidade de Saúde da Ilha Terceira, desde 2011, e faz parte da Direcção Técnica do Centro de Intervenção Psicológica e Pedagógica, onde desenvolve actividade privada, desde 2005. É, actualmente, Presidente da Comissão para a Dissuasão da Toxicodependência de Angra do Heroísmo.

No período compreendido entre 2005 e 2011, desempenhou funções técnicas e de coordenação na Cáritas da Ilha Terceira, desenvolvendo a sua acção junto de diversos públicos (população reclusa, jovens sem situação de vulnerabilidade social, adultos em formação,…). Foi coordenador da Unidade de Formação, do Projecto de Animação de Rua e do Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil da Instituição. Foi, igualmente, coordenador do Projecto (In)Forma-te dirigido ao domínio do uso e abuso de substâncias psicoactivas, e Coordenador Pedagógico de projectos de financiamento comunitário.

Desenvolveu e apresentou várias comunicações em eventos e fóruns científicos nacionais e internacionais, sendo autor ou co-autor de várias publicações e programas de intervenção. É formador certificado desde 2005 e está acreditado, em vários domínios, na Formação Contínua de Professores na RAA. É, igualmente, e-tutor certificado. É associado do Centro de Trauma do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e da ESTSS - European Society for Traumatic Stress Studies. É Secretário da Mesa da Assembleia de Representantes da Direcção Regional da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Possui a cédula profissional número 5290 e foi reconhecido pela OPP como Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e em Psicologia Comunitária.

Maria Graça Pereira (CP 1727) (foto) Maria Graça Pereira

Professora Associada com Agregação na Escola de Psicologia da Universidade do Minho, em Braga. Fez a sua licenciatura em Psicologia, na Universidade do Porto; realizou a monografia de Mestrado na área de Terapia Conjugal e Familiar na Universidade de Montana, a sua dissertação de Doutoramento na área da Medicina Familiar Sistémica e a Prática de Terapia Familiar Médica, na Universidade da Florida (FSU), ambas nos Estados Unidos, e a Agregação na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, na área da Investigação Clinica e Serviços de Saúde.
É coordenadora da Unidade de Investigação em Saúde Familiar, Bem-Estar e Rendimento bem como da Equipa de Investigação em Saúde Familiar & Doença, do Centro de Investigação em Psicologia (CiPsi) sediado na Escola de Psicologia da Universidade do Minho e membro colaborador do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (Cintesis) sediado na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Tem varias livros e artigos publicados relacionados com a necessidade da integração da psicologia nos cuidados de saúde.

Maria de Jesus Moura (CP 3779)
Maria Júlia Valério (CP 7044) (foto) Maria Júlia Valério

Licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (1981). Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (1992). Doutorada em Psicologia pela Universidade da Extremadura (Título de Doutor Europeu).

Coordenadora do Serviço de Psicologia do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia. Exercício da Psicologia Clínica no âmbito de instituições hospitalares estatais (Centro de Saúde Mental de V.N. de Gaia entre 1982 e 1992 e no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia desde 1992 até à atualidade). Docente de Psicologia no Instituto Superior de Línguas e Administração do Porto (Isla-Gaia) desde 1991 até aos nossos dias. Docente no Instituto Superior da Maia entre os anos lectivos de 1993/94 e 1999/2000. Participação em vários órgãos académicos. Membro do Conselho Nacional de Saúde Mental entre 1999 e 2006. Membro do Gabinete de Apoio Técnico para a Saúde Mental da Administração Regional de Saúde do Norte (entre 2006 e 2009 e em 2011). Membro da Comissão Nacional para a Reestruturação da Saúde Mental (2006/2007). Membro da Assembleia de Representantes da Ordem dos Psicólogos, desde Janeiro de 2017. Participação em grupos técnicos no âmbito da Saúde Mental na Direcção Geral da Saúde. Formadora com publicação de artigos científicos em várias revistas e participação em programas televisivos e radiofónicos.

Nélia Rebelo da Silva (CP 4) (foto) Nélia Rebelo da Silva
Patrícia Dâmaso (CP 14994)
Rita Correia (CP 2057) (foto) Rita Correia

Licenciada em Psicologia Clínica e pós graduada em Psicologia da Saúde pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada, I.P, tem o grau de Assistente Principal da Carreira Técnica Superior de Saúde, ramo de Psicologia Clínica.
Atualmente a desempenhar funções como psicóloga clínica no ACES Cascais, a sua atividade profissional tem-se desenvolvido em cuidados de saúde primários (CSP) desde 1998, colaborando nos diferentes programas de saúde e em diversos projetos de promoção da saúde e prevenção das doenças nas várias fases do ciclo de vida, com vários trabalhos publicados, sobretudo relacionados com a psicologia em Cuidados Continuados Integrados. Integra a Equipa Regional de Apoio ao desenvolvimento dos CSP (ERA) da ARSLVT, desde maio de 2016.

Sara Simões (CP 115) (foto) Sara Simões

Licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, em 2003, e mestre em Avaliação e Intervenção Psicológica com Crianças e Adolescentes em Psicologia pela mesma instituição em 2007. É especialista em Psicologia Clínica e da Saúde. Tem desempenhado funções como psicóloga clínica na Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM), desde 2005, nos cuidados de saúde primários e hospitalares, e mais recentemente também nos cuidados especializados saúde mental da área infanto-juvenil.

Coordenadores
Isabel Trindade (CP 1809) (foto) Isabel Trindade

Licenciada em psicologia clínica pelo ISPA e pós-graduada em psicoterapias e psicologia da saúde pela Faculdade de Psicologia de Lisboa, é certificada em Critical Incident Stress Management pela (ICISF) e tem formação avançada em Desenvolvimento de Capacidades de Gestão e Liderança nos Centros de Saúde.

Especializada em psicologia clínica pelo Ministério da Saúde e em Psicologia Clínica e da Saúde pela OPP. Foi membro do Grupo de Apoio à Criação e Desenvolvimento dos Conselhos Clínicos dos ACES (ARSLVT,IP) e do Grupo Dinamizador da Governação Clínica dos ACES (ARSLVT,IP). De 1992 a 1999 foi responsável pela área da psicologia no Centro de Saúde da Parede. De 1999 a 2008 coordenou a Área da Psicologia da Sub-Região de Saúde de Lisboa. Com a extinção desta, integrou o Departamento de Saúde Pública da ARSLVT, IP com as mesmas funções e também de consultoria e apoio à estratégia regional de saúde. De 2008 a 2017 exerceu funções no ACES Loures-Odivelas, onde foi Vogal do Conselho Clínico, Coordenadora da URAP e Responsável do Núcleo de Psicologia.

Formadora nas áreas: aconselhamento psicológico em saúde, educação para a saúde, comunicação, gestão de stresse, intervenção psicológica em serviços de saúde, prevenção da depressão e organização de serviços de psicologia.

Foi co-fundadora da Sociedade Portuguesa da Psicologia da Saúde e da Associação Portuguesa de Psicólogos dos Cuidados de Saúde Primários, da qual foi presidente. Tem vários trabalhos publicados no âmbito da intervenção da psicologia nos cuidados de saúde primários, incluindo o livro “Psicologia nos Cuidados de Saúde Primários”.