Grupo de Trabalho - Intervenção do Psicólogo em Contexto Escolar

O Grupo de Trabalho - Intervenção do Psicólogo em Contexto Escolar foi criado através do Despacho nº 21/2016 (Revogado nº 34/2015).

A actividade deste Grupo de Trabalho tem o seu término 21 de Dezembro de 2016.

Membros
Luísa Mota (CP 10866)
Madalena Melo (CP 3716)
Maria do Céu Taveira (CP 11947)
Marisa Carvalho (CP 722)
Sofia Mendes (CP 7502) (foto) Sofia Mendes

Doutorada em Psicologia, na área científica Educação e Desenvolvimento, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Os seus interesses de investigação versam o exercício profissional da psicologia em contexto escolar. Foi bolseira FCT e FLAD, realizando parte da sua formação na Universidade da Carolina do Norte - Chapel Hill e na Universidade Estatal do Texas. Tem participado como oradora em diversos eventos nacionais e internacionais, discutindo prática profissional da psicologia escolar em Portugal. O seu trabalho de investigação tem sido publicado em revistas nacionais e internacionais. Atualmente é psicóloga no Agrupamento de Escolas Gaia Nascente, membro do Conselho de Especialidades de Psicologia da Educação e integra o Grupo de Trabalho em Intervenção Psicológica em Contexto Escolar da OPP. É ainda co-chair do Comité de Ética da Associação Internacional de Psicologia Escolar e autora do curso Consultoria em contexto escolar: Fundamentos para a prática profissional, disponibilizado pela OPP, no âmbito do programa Valoriza.me.

Ana Meira (CP 1527)
Daniela Mourato (CP 655)
Linda Pereira Vaz (CP 3858)
Laura Silva (CP 8273)
Coordenadores
Sofia Ramalho (CP 5838) (foto) Sofia Ramalho

Concluiu Licenciatura (1997) e Mestrado Científico em Intervenção Psicológica com Crianças e Jovens (2005) na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto e é Especialista em Psicologia da Educação e Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações. Coordenou, durante 14 anos, o Serviço de Psicologia no Colégio de Nossa Senhora do Rosário (CNSR), no Porto. No âmbito do seu trabalho em contexto escolar tem apostado na consultadoria psicológica colaborativa, no desenho de projetos de intervenção educativa, em intervenções alargadas de promoção e prevenção, e no desenvolvimento de projetos de ação-investigação, em colaboração com Universidades. Tem apresentado comunicações em reuniões profissionais e científicas, no âmbito da intervenção psicológica em contexto escolar. Em 2008, foi cofundadora de um grupo de intervisão que integra atualmente colegas de 22 instituições de ensino privado, com objetivos de validação de práticas profissionais em contexto. Atualmente é Vice-Presidente da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), responsável pela pasta da Educação; integra a Comissão NAC - National Awarding Committee e coordena o Grupo de Trabalho de Intervenção do Psicólogo em Contexto Escolar, da OPP.