Grupo de Trabalho sobre a Intervenção do Psicólogo em Contexto Comunitário

O Grupo de Trabalho sobre a Intervenção do Psicólogo em Contexto Comunitário foi criado através do Despacho Interno n.24 de 2018.

Com os objectivos de:
1. Definir o papel ou papéis do/a Psicólogo/a no contexto da Psicologia Comunitária
2. Desenvolver proposta(s) de guidelines para prática psicológica neste contexto;
3. Elaborar documentos de suporte à ação da OPP, quando solicitados pela Direção

Este o Grupo de Trabalho, tem o seu término a 31 de Janeiro de 2022.

Membros
Alexandre Teixeira (CP 3994) (foto) Alexandre Teixeira

Psicólogo (2004), pelo Instituto Superior da Maia, com Especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde e Especialidade Avançada em Psicologia Comunitária (OPP); Pós-Graduado em Ciências Médico Legais (2006) e Mestre em Medicina Legal (2010), pelo ICBAS-UP; Doutorando na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.
Tem vindo a exercer atividade profissional no campo da Psicologia Comunitária desde 2005. Inicialmente como Psicólogo numa equipa multidisciplinar que intervinha na progressiva autonomização e integração social de beneficiários de RSI residentes nos bairros sociais da Pasteleira, Lordelo e Aleixo na Freguesia de Lordelo do Ouro no Porto.
Desde 2016 é Coordenador Técnico da Rede Local de Intervenção Social (RLIS) da Norte Vida, no Porto. Tendo intervenção junto das populações mais frágeis e socialmente vulneráveis.
Coordena a Especialização Avançada em Psicologia Comunitária, bem como a Especialização Avançada em Suicídio e Comportamentos Autolesivos, ambas no Instituto CRIAP.
Ao nível académico Investiga, publica e apresenta trabalhos desde 2008 sobre trabalhadoras do sexo, em contextos de interior e de rua.
Colaborador no Plano Nacional de Prevenção do Suicídio (2013-2017); Voluntário – Associação de Estudos e Prevenção do Suicídio – ESCUTAR (2004-2010); Sócio da Sociedade Portuguesa de Suicidologia. Membro e Representante Nacional na International Association for Suicide Prevention; Co-autor do livro Suicídio e Comportamentos Autolesivos, com capítulo dedicado a trabalhadoras do sexo.

Ana Bertão (CP 814)
Daniel Teixeira Coelho (CP 937) (foto) Daniel Teixeira Coelho

Licenciado em Psicologia (1996) pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, na área científica optativa de Psicologia de Comportamento Desviante. MBA Executivo (2009) pela Porto Business School.
Até 2002 integrou a equipa da Fundação para o Desenvolvimento do Vale de Campanhã, nomeadamente na Iniciativa Comunitária URBAN I.
Entre 2002 e 2007 integrou a equipa do Projecto Porto Feliz – Dispositivo de Investigação e de Intervenção na Exclusão Social, tendo sido coordenador da Casa de Vila Nova - Unidade Baixo Limiar do Programa, entre 2003 e 2007.
De 2008 a 2015 foi director de projectos da Fundação Porto Social, entidade com competências delegadas da Câmara Municipal do Porto para a intervenção social no município do Porto.
Actualmente exerce actividade de consultoria do no âmbito de intervenção do 3º setor / inovação social e formação na área de concepção e gestão de projectos de intervenção social.

Gonçalo Cardoso de Moura (CP 19081) (foto) Gonçalo Cardoso de Moura

Formado em Psicologia pela Universidade de Lisboa, com pré-especialização em Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental e Integrativa, e Pós-Graduação em Neuropsicologia de Intervenção, desde cedo a sua atividade profissional enveredou pela área comunitária, estando ligado à formação da Associação Reinventa, de âmbito juvenil, desenvolvendo e implementando projetos que visam a inclusão social de crianças e jovens de contextos socioeconómicos vulneráveis. É o atual Presidente da Associação.
Trabalhou na Equipa de de Rua de Apoio a Crianças e Jovens, do Centro Comunitário de São Martinho (Instituto de Segurança Social da Madeira), intervindo no domínio psicossocial junto de crianças, adolescentes e jovens adultos em situações de risco, através do
desenvolvimento de acções de promoção da saúde e prevenção da doença, facilitando a sua reinserção social e a melhoria da qualidade de vida;
Atualmente é o Coordenador do Projeto Renascer@Nogueira, no âmbito do Programa Escolhas, tendo como participantes diretos jovens NEET, que tem como principal objetivo a facilitação do processo de (re)integração formativa, social e profissional destes jovens, através de medidas que focam a empregabilidade e o emprego, e o empreendedorismo.

Patrícia Rebelo (CP 4720) (foto) Patrícia Rebelo
Patrícia Sarmento (CP 2106) (foto) Patrícia Sarmento

Licenciou-se em 2001 em Psicologia na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (UL), na variante de Orientação e Desenvolvimento da Carreira. Nos anos seguintes exerceu a sua profissão na Escola Básica de Alcabideche, na empresa de consultoria Pedra Base e ainda, como voluntária, na Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação (ANEIS).
Em 2005 especializou-se em Intervenção Psicossocial com Crianças e Famílias, concluindo a pós-graduação no Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho. Nessa altura iniciou atividade profissional na Pressley Ridge Portugal (IPSS), onde trabalhou na área da Psicologia Comunitária durante 9 anos, na Amadora. Neste período, teve a oportunidade de realizar muitas formações e estágios profissionais nos Estados Unidos e na Europa na área da educação e intervenção com crianças vulneráveis e famílias. Posteriormente exerceu a função de técnica de intervenção local no âmbito das turmas PIEF, no Agrupamento de Escolas Mães d’Água na Amadora.
Em 2015 concluiu uma pós-graduação em Psicologia Positiva Aplicada, no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, da UL e em 2017 graduou-se mestre em Sociedade, Risco e Saúde, na mesma faculdade, com a tese: “Professores em contextos de risco: estudo exploratório do papel das relações na resiliência de professores do Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF)”.
Desde 2003 é formadora de professores, assistentes sociais, educadores e outros profissionais que trabalham com crianças, jovens e famílias, nas áreas de: Educação Positiva; Desenvolvimento de Equipas; Promoção de Ambientes de Respeito; Prevenção e Intervenção na Crise; Gestão das Emoções; Promoção da Resiliência; etc. É ainda formadora certificada do curso “Response Ability Pathways” pela Reclaiming Youth International e do curso “Life Space Crisis Intervention (LSCI)” pelo LSCI Institute (mais em: https://desenformar.com/sobre-2/certificacoes/).
Em 2016 iniciou a atividade de supervisão a equipas de Lares de Infância e Juventude da casa Pia e integrou a equipa do projeto -Semear Valores- destinado a promover uma Educação Positiva junto de professores, pais e alunos do 1º ciclo (mais em: https://www.facebook.com/semearvalores/).

Sónia Fernandes Amaral (CP 3045) (foto) Sónia Fernandes Amaral

Licenciada em Psicologia (2002) pelo ISPA-IU e Pós-graduada em Gestão de Projetos em Parceria (2004) pelo ISCTE, Sónia Fernandes Amaral é Psicóloga Comunitária na AEIPS – Associação para o Estudo e Integração Psicossocial desde 2002, uma organização que investiga e desenvolve programas inovadores de apoio à integração comunitária de pessoas com experiência de doença mental, assim como proporciona formação a estudantes e profissionais nesta área de intervenção. Dirige o departamento de Formação, nomeadamente na supervisão dos estágios curriculares de alunos de ensino superior, dos estágios profissionais e dos estágios à Ordem dos Psicólogos Portugueses. É responsável pelo processo de Candidaturas de integração dos novos participantes. Acompanha ao nível do Suporte Individual e suas famílias, sendo responsável também pelo programa de Educação Apoiada. Ao longo dos anos, exerceu outras funções, nomeadamente, a participação em Programas do Fundo Social Europeu (ex.: EQUAL) com o projeto Emprego Apoiado, a consultoria ao Centro de Empowerment e Ajuda-Mútua, a coordenação das Residências Comunitárias e a coordenação do Centro Comunitário da AEIPS. Lecionou a unidade curricular “Integração Comunitária” no ISPA – IU, no âmbito da Licenciatura em Desenvolvimento Comunitário, participa em aulas, formações e conferências no âmbito da saúde mental, estando a desenvolver a sua tese de doutoramento na especialidade em Psicologia Comunitária.

Telma Guerreiro (CP 11941)
Coordenadores
Miguel Oliveira (CP 8055) (foto) Miguel Oliveira