Grupo de Trabalho sobre Intervenção do Psicólogo na Diabetes

Coordenadores
Isabel Trindade (CP 1809) (foto) Isabel Trindade

Licenciada em psicologia clínica pelo ISPA e pós-graduada em psicoterapias e psicologia da saúde pela Faculdade de Psicologia de Lisboa, é certificada em Critical Incident Stress Management pela (ICISF) e tem formação avançada em Desenvolvimento de Capacidades de Gestão e Liderança nos Centros de Saúde.

Especializada em psicologia clínica pelo Ministério da Saúde e em Psicologia Clínica e da Saúde pela OPP. Foi membro do Grupo de Apoio à Criação e Desenvolvimento dos Conselhos Clínicos dos ACES (ARSLVT,IP) e do Grupo Dinamizador da Governação Clínica dos ACES (ARSLVT,IP). De 1992 a 1999 foi responsável pela área da psicologia no Centro de Saúde da Parede. De 1999 a 2008 coordenou a Área da Psicologia da Sub-Região de Saúde de Lisboa. Com a extinção desta, integrou o Departamento de Saúde Pública da ARSLVT, IP com as mesmas funções e também de consultoria e apoio à estratégia regional de saúde. De 2008 a 2017 exerceu funções no ACES Loures-Odivelas, onde foi Vogal do Conselho Clínico, Coordenadora da URAP e Responsável do Núcleo de Psicologia. Formadora nas áreas: aconselhamento psicológico em saúde, educação para a saúde, comunicação, gestão de stresse, intervenção psicológica em serviços de saúde, prevenção da depressão e organização de serviços de psicologia. Foi co-fundadora da Sociedade Portuguesa da Psicologia da Saúde e da Associação Portuguesa de Psicólogos dos Cuidados de Saúde Primários, da qual foi presidente. Tem vários trabalhos publicados no âmbito da intervenção da psicologia nos cuidados de saúde primários, incluindo o livro “Psicologia nos Cuidados de Saúde Primários”.

Membros
Ana Lúcia Covinhas (CP 5327)
Daniela Simões (CP 944) (foto) Daniela Simões

Daniela Simões, nasceu em Barcelos a 03 de outubro de 1980.

É Psicóloga Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, Mestre e Pós-graduada em Cuidados Paliativos pela Universidade Católica Portuguesa, Pós-graduada em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental da Infância e Adolescência pelo INSPSIC e Licenciada em Psicologia Clínica pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (Porto) da Universidade Fernando Pessoa.

Exerce a sua atividade como psicóloga no Hospital Santa Maria Maior E.P.E., onde coordena a Unidade Funcional de Psicologia desta mesma instituição hospitalar.

Colabora há 15 anos com a Associação de Diabéticos do Minho (ADM), participando em atividades de promoção de saúde, dinamização de workshop e sessões temáticas no âmbito da Diabetes, tendo sido facilitadora de grupos terapêuticos de crianças e jovens com Diabetes tipo 1 ( DM tipo 1) e em campo de férias para jovens com esta patologia.

Isabel Silva (CP 10421)
Olga Ribeiro (CP 8746) (foto) Olga Ribeiro

Licenciada em Psicologia Clínica pelo ISPA, desempenha a sua atividade na Unidade de Neuropsicologia do Hospital de Egas Moniz do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental,
na área da Neurologia, Neuropsiquiatria e Endocrinologia (CHLO) aonde participa no Programa de Tratamento Cirúrgico da Obesidade do CHLO.

Tem várias comunicações orais e escritas e diversas participações em trabalhos de investigação no âmbito da sua intervenção.

Docente convidada da Faculdade de Medicina de Lisboa e da Faculdade de Ciências Humana e Sociais da Universidade do Algarve.

Técnica de Aconselhamento da Sociedade Portuguesa de Psicoterapias Breves (SPPB), membro da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade (SPEO e
do Núcleo de Psicólogos da Cirurgia da Obesidade (NPCO).