Conselho Consultivo da Especialidade - Psicologia da Educação

As especialidades profissionais garantem às/aos Psicólogas/os o reconhecimento da formação e da qualificação, bem como a sua certificação junto dos clientes e demais entidades para o seu exercício em determinadas áreas da Psicologia. Tendo em consideração a especificidade de algumas das áreas da Psicologia e a importância das especialidades as reconhecerem, importa promover Conselhos Consultivos que apoiem os Conselhos de Especialidade nas suas decisões.

Membros
Luísa Mota (CP 10866)
Teresa Leal (CP 7212)
Teresa Vaz (CP 3863)
Vitor Gamboa (CP 4072)

Vítor Gamboa (OPP-4072) é professor auxiliar da Universidade do Algarve, onde tem vindo a lecionar nas áreas da orientação e aconselhamento de carreira e a orientar estágios e dissertações, no âmbito do curso de mestrado em Psicologia da Educação, do qual é diretor. Situa os seus principais interesses de investigação nas abordagens experienciais ao mundo do trabalho e no impacto das mesmas no comportamento e desenvolvimento vocacional, sendo precisamente neste domínio que tem diversas publicações nacionais e internacionais. É membro da European Society for Vocational Designing and Career Counseling (ESVDCC) e da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento de Carreira (APDC).

Hélia Margarida Moura (CP 6766)
Ana Lucília Martins (CP 514)
Ana Ribas (CP 4631) (foto) Ana Ribas

Psicóloga especialista na área de educação e especialidade avançada em psicologia vocacional e do desenvolvimento da carreira. Mestre em psicologia da educação e da orientação. Desenvolve funções nos serviços de psicologia em contexto escolar do ministério da educação. Foi elemento da comissão de estágios da OPP entre 2013 e 2016. É atualmente elemento da comissão de ética, atividade iniciada em 2015. Tem apresentados trabalhos em congressos relacionados com as temáticas de “envolvimento escolar dos alunos” e “promoção de estratégias de adaptabilidade na carreira”.

Eduarda Arroio (CP 2695) (foto) Eduarda Arroio

Licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação da Universidade de Coimbra (1991); Mestre em Psicologia Clínica (área de especialização em Psicologia Clínica Cognitiva, Comportamental e Sistémica) pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (1999); Psicóloga especialista em educação com a especialização avançada em Necessidades Educativas Especiais equiparada pela OPP (2017); Psicóloga do Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) do Ministério de Educação desde 1991: Escola Secundária Adolfo Portela – Águeda (1991-2000) e nos Agrupamentos de Escolas Dr. Alberto Iria (TEIP) e Prof. Paula Nogueira (TEIP) de Olhão desde 2000. Assistente convidada do Departamento de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve (2001/2006); Formadora no Instituto de Emprego e Formação Profissional do polo de Águeda (1991- 1999).

Isabel Janeiro (CP 13078)
Joaquim Armando G. Ferreira (CP 6305) (foto) Joaquim Armando G. Ferreira

Professor Catedrático da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. É Coordenador do Doutoramento Interuniversitário em Psicologia da Educação (Universidade de Coimbra e Universidade de Lisboa), Coordenador da área de especialização de Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento do Mestrado Integrado em Psicologia da FPCE-UC, e Coordenador do Grupo de Investigação sobre “Transições Psicossociais” do Instituto de Psicologia Cognitiva, Desenvolvimento Social e Humano (Unidade de Investigação FCT). Apresenta um vasto conjunto de publicações em revistas nacionais e internacionais, pertencendo ao corpo editorial de várias revistas científicas. É Professor Adjunto da State University of New York at Albany, E.U.A. Coordenou diversos projetos de investigação financiados pela FCT, POAT e POPH. Orientou várias teses de Doutoramento e de Mestrado. Foi Presidente da Assembleia Geral da FPCE-UC, de 2009 a 2013.

Leonor Carvalho (CP 5623)