Task Force on Sport Psychology

Membros
Pedro Almeida (CP 5044) (foto) Pedro Almeida

Licenciado em Psicologia Social e das Organizações pelo ISPA (1990), mestre em Psicologia do Desporto pela Universidade do Minho (1998) e doutorado em Psicologia pela UNED, Madrid (2009).
De forma sintética poderemos dizer que desenvolve a sua atividade em 3 planos: é docente universitário no ISPA, intervém como psicólogo em contextos de desporto e é consultor/formador/coach na área organizacional.
De uma forma mais específica poderemos dizer que é especialista nas áreas da “Psicologia do Desporto e da Atividade Física e de “Treino de Liderança e Desenvolvimento de Equipas”. Coordena o Gabinete de Psicologia do S.L.Benfica (que fundou em 1994) e é igualmente consultor de treinadores e atletas de alta competição (surf, ténis, golf, motociclismo e triatlo). Em 2012 esteve presente como psicólogo nos Jogos Olímpicos de Londres, a acompanhar a seleção portuguesa de triatlo. É, desde 1995, formador assíduo dos cursos de treinadores de futebol (todos os níveis) da F.P.Futebol, A.F.Lisboa e A.F.Setubal, bem como dos cursos de nível 3 da F.P.Basquetebol. Paralelamente tem desenvolvido atividade como consultor, formador e/ou coach de quadros de alta direção no meio empresarial, com atores profissionais e com políticos. Ao longo da sua carreira desenvolveu atividade como formador nas áreas comportamentais com empresas de grande dimensão nacional e multinacionais: Unicer, Infineon, Qimonda, Repsol, Soares da Costa, Banco Popular, Amorim, Ambar, Aerosoles, Borealis, Grupo José de Mello, Soanecom, Repsol Quimícos, Techdata, Flexipol, Lipor, PT Inovação, PWC, Makro, Sonae Capital, TAP, PGA-Portugalia, Merck S.D., etc.
É autor de artigos e capítulos de livros, nacionais e internacionais, na área da Psicologia do Desporto e da Performance. As suas áreas de especialização são nos domínios do coaching, treino de liderança e desenvolvimento de equipas . É membro efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) . Atualmente é o representante português na Task Force of Sport Psychology da EFPA (European Federation of Psychology Associations) e dirige o grupo de trabalho de Psicologia do Desporto da OPP, em Portugal.