Grupo de Trabalho GT4 - Saúde Mental e Bem-Estar no Âmbito dos CAD (Comissão Sectorial da Saúde)

Membros
Maria João Barros (CP 8109)

É Psicóloga, especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, em Psicoterapia e em Psicologia Comunitária.

Iniciou a atividade profissional em Organizações Não Governamentais (Liga Portuguesa Contra a SIDA e Associação Jovens Amadora Saudável) nas quais participou e coordenou diversos projetos de intervenção comunitária e de promoção da saúde.

Exerce funções como Psicóloga Clínica nos Cuidados de Saúde Primários e, em 2000, ingressou na carreira de Técnico Superior de Saúde no ACES Lisboa Norte onde mantêm a atividade clínica, de intervenção comunitária e a de orientação de estágios.

Com mais de 30 anos de experiência em intervenção psicológica para a promoção da saúde e bem-estar ao longo do ciclo de vida, é coordenadora do projeto de investigação ação “Tu És Único”, que decorre em parceria com o ISPA, IU e duas escolas secundárias, com a intervenção de um programa para prevenção de riscos e promoção da saúde mental na adolescência.

Integrou o grupo técnico "URAP", de apoio ao Grupo de Coordenação Estratégica da Reforma dos Cuidados de Saúde Primários, que elaborou os documentos orientadores para a implementação e avaliação das unidades multidisciplinares nos ACES.

Formada em Psicologia Clínica pelo ISPA,IU, tem estudos pós-graduados em Psicoterapia e Psicologia da Saúde pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa e formação em Psicoterapias Breves e Psicoterapia Interpessoal.

É vogal do Colégio da Especialidade de Psicologia Clínica e da Saúde da Ordem dos Psicólogos Portugueses, foi presidente da sua Comissão Instaladora e integra vários grupos de trabalho.

Integra a equipa dos selecionadores e júri residente do Festival da Saúde Mental.