Ordem dos Psicólogos

Certificação APCER

No âmbito do programa de apoio a eventos científicos

XI Encontro da AP - A(In)suportabilidade da Clínica - Casos (Des)alinhados

05.abril.2019

Com o início do novo ano a AP vem anunciar o seu Encontro anual - “A (in)suportabilidade da Clínica. Casos (des)alinhados”. Será um congresso teórico-clínico com formato de jornadas clínicas intensivas. Terá lugar na Faculdade de Psicologia UL no dia 13 de Abril de 2019, com inscrições abertas a sócios da AP e de outras sociedades psicoterapêuticas.

Neste Encontro propomo-nos refletir, a partir da nossa prática clínica, a sua (in)suportabilidade, através do pensamento sobre três casos (des)alinhados em que, juntamente com os comentadores de cada caso, poderemos pensar sobre a experiência mental, e os diferentes territórios do seu funcionamento.

Há questões que nos inquietam e para as quais procuramos alguma suportabilidade:

- O que é mais (in)suportável para nós na clínica? A violência do outro? A nossa violência interna revisitada? Sermos usados como bodes expiatórios para validar a violência do outro?

- Como conseguimos estar, escutar o lado insuportável do outro?

- Qual o impacto da nossa frustração, enquanto clínicos, na qualidade da intervenção e na escuta analítica?

- Quais os efeitos da personalidade do terapeuta/paciente na prática da clínica intensiva? Na sua capacidade de suportar?

- Conheceremos a dor mais dolorosa para nós? De que lado está a insuportabilidade: no não conseguir pensar ou no não conseguir sentir? É o não sentido o insuportável? O que é insuportável é do campo dos sentidos ou da razão?

- A insuportabilidade está na teoria que se impõe ou na ausência desta? As teorias têm conseguido suportar a insuportabilidade da clínica? Que autores pensaram sobre isto?

- O que fazemos, enquanto clínicos, quando a experiência emocional do outro está fora da nossa vivência emocional? Conseguimos ajudá-lo?

- Como pensa a AP sobre estas (e outras) questões?

Para que este desafio possa ter a contribuição de todos, lançamos também a possibilidade de candidaturas para a apresentação de posters alusivos ao tema que, no futuro, possam ser transformados em artigos científicos com o objetivo de poderem ser publicados na revista da AP.

Iremos também preparar a chegada deste Encontro com um novo formato: a articulação com a área de formação da AP, através da constituição de quatro grupos de estudo compostos pelos formandos dos quatro anos de formação da nossa Associação que queiram participar, e que terão também um carácter interventivo ao longo dos debates do Encontro.

Ainda neste Encontro, esperamos proporcionar alguns momentos de (in)suportabilidade artística.

Contamos com todos, e com a vossa (in)suportabilidade, para refletirmos sobre a prática clínica e assim dar o nosso contributo para a teoria.

Inscrições