A situação de pandemia colocou desafios em diversos níveis, incluindo à intervenção psicológica junto de populações específicas, nomeadamente as que se encontram em situações de acolhimento residencial. Neste webinar falamos de populações aparentemente tão distintas como crianças/jovens e idosos. Através da participação de colegas que acompanharam de perto estas populações em situação de isolamento social, analisamos como esta pandemia nos confrontou com a vulnerabilidade da nossa condição pessoal.
Quais os desafios para a intervenção psicológica durante o isolamento? Quais os maiores receios no desconfinamento? Como gerir as novas formas de interação social e fortalecer e reconquistar o controlo nesta "nova normalidade"? Como equilibrar a urgência da proteção e da salvaguarda da segurança individual e coletiva com os desejos, liberdades e necessidades pessoais?
A vida segue, o tempo passa, mas a vida segue diferente da nossa memória, seja ela de uma criança ou de um idoso. Referindo-se ao passar dos anos, António Lobo Antunes diz: "tanta coisa me deixou já".
Recordamos que regularmente são publicados novos webinars, os quais estão depois disponíveis na página da DRM e no YouTube, sendo o próximo sobre "Parentalidade e (des)confinamento: a parentalidade, entre o regresso à creche, as birras e o telensino".
Veja este Webinar aqui.