Ordem dos Psicólogos

Certificação APCER

“Só podemos recuperar a economia se recuperarmos as pessoas”

17 Ordens Profissionais defendem avaliação e prevenção de Riscos Psicossociais nos locais de trabalho

15.outubro.2021

O Conselho Nacional das Ordens Profissionais (CNOP) considera que as políticas e as práticas de avaliação e prevenção de Riscos Psicossociais devem ser consideradas na avaliação sistemática da sustentabilidade das organizações. Esta é uma das conclusões do Grupo de Trabalho no Âmbito dos Riscos Psicossociais.

"Sob pena das organizações não subsistirem, é imperativo assumir que o local de trabalho representa em simultâneo a origem da preocupação e o potencial para a prevenção e minimização destes riscos. É no contexto laboral que devem ser alinhadas estratégias para identificar e reconhecer os fatores de risco e os fatores protetores para robustecer a saúde mental dos trabalhadores" pode ler-se no comunicado emitido por este Grupo de Trabalho do CNOP.

Esta é uma realidade que se aplica a todos os sectores – público, privado e social – pelo que uma ação concertada, traduzida num compromisso conjunto, poderá favorecer uma mudança mais ampla, sustentável e coesa.

"Uma prevenção dos RP que assegure a conciliação do trabalho e da vida pessoal e potencie o equilíbrio emocional, a robustez psíquica e a capacitação para o desempenho, é essencial para assegurar elevados níveis de saúde e bem-estar", pode ler-se no documento.

O Grupo de Trabalho no Âmbito dos Riscos Psicossociais reconhece que "a promoção da Agenda do Trabalho Digno e Proteção Social Inclusiva – que prevê o desenvolvimento de uma Estratégia Nacional para o Futuro do Trabalho no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) – e a aprovação do Livro Verde do Trabalho assumem, no âmbito das políticas públicas, um momento de viragem para as pessoas, pois só poderemos recuperar a economia se recuperarmos as pessoas".

Consulte o Documento Completo do CNOP aqui.