Coimbra

Ordem destaca importância dos psicólogos na saúde mental na comunidade

12.outubro.2011

A primeira reunião de um ciclo de sete conferências, organizado pela Associação Recriar Caminhos e pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, teve como objectivo chamar a atenção para o novo paradigma em saúde mental em Portugal.

Decorreu em Coimbra, esta segunda-feira, a primeira reunião de um ciclo de conferências sobre saúde mental subordinado ao tema «Reabilitação Psicossocial e Cuidados de Saúde Mental na Comunidade». Este ciclo de Conferências, organizado pela Associação Recriar Caminhos e pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, tem como objectivo chamar a atenção para o novo paradigma em saúde mental em Portugal.

A primeira reunião, que aconteceu no Dia Mundial da Saúde Mental, teve lugar no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra e contou com a participação de Samuel Antunes, vice-presidente da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

A Ordem pretende desenvolver guidelines de orientação para a intervenção dos psicólogos nos cuidados continuados integrados de saúde mental, estabelecer parcerias com as universidades para a criação de formação especializada na área da psicologia comunitária e, anunciou ainda, a criação de um grupo de trabalho centrado no desenvolvimento da actividade dos psicólogos nesta área.

Samuel Antunes destacou o contributo destes profissionais nas intervenções psicológicas nos cuidados de saúde mental na comunidade. A organização deste evento esteve a cargo do Prof. Doutor Viegas de Abreu, membro honorário da Ordem dos Psicólogos Portugueses.