Ordem dos Psicólogos

Certificação APCER

Declaração Conjunta OPP e COP

Contributos dos psicólogos de Portugal e Espanha na luta contra a pobreza

05.junho.2023

Ordem dos Psicólogos Portugueses e Consejo General de la Psicología de España assinaram, no VI Encontro Luso-Espanhol de Psicologia, uma declaração conjunta sobre os contributos dos psicólogos de Portugal e Espanha na luta contra a pobreza.

Durante o VI Encontro Luso-Espanhol de Psicologia, que decorreu no dia 26 de Maio, na cidade da Guarda, Portugal e Espanha assinaram uma declaração conjunta sobre os contributos dos psicólogos na luta contra a pobreza. Francisco Miranda Rodrigues (Bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses) e Francisco Santolaya (Presidente do Consejo General de la Psicología de España) subiram a palco para, em conjunto, lerem e assinarem este declaração. 

Na declaração, pode ler-se que: 

Considerando o papel dos Psicólogos e Psicólogas na identificação de barreiras estruturais e dos processos cognitivos que criam – e perpetuam – as situações de pobreza e discriminação e na construção de sinergias e passagem dos seus conhecimentos, investigação e intervenção, acelerando os processos de inovação, adaptação e descoberta de soluções. E reconhecendo que podem ainda contribuir para um conjunto de outras intervenções necessárias, nomeadamente intervenções que facilitem o acesso ao emprego, à saúde, à educação, ao desenvolvimento saudável na primeira infância, acções de formação de outros profissionais e elaboração de investigação e políticas públicas que considerem e mitiguem os determinantes socioeconómicos das situações de pobreza.

A Ordem dos Psicólogos Portugueses e o Consejo General de la Psicologia de España comprometeram-se a colaborar e a criar, em conjunto, um plano de acção de combate à pobreza no qual os psicólogos desempenham um papel potenciador de mudanças positivas.

Este compromisso, assumido por Portugal e Espanha, reconhece, uma vez mais, que a Ciência Psicológica tem dado contributos inestimáveis para a compreensão da pobreza, das desigualdades e dos seus impactos negativos ao longo do ciclo e dos diferentes contextos de vida.

Declaração Conjunta OPP-COP (versão português) | Declaração Conjunta OPP-COP (versão espanhol)