Para os presentes esta foi "A experiência com realidade virtual permitiu-nos ter o privilégio de acompanhar um caso fictício de forma mais realista possível. Na minha perspetiva é uma ferramenta que poderá ser utilizada no futuro, com o objectivo de preparar os psicólogos júnior para a realidade diária da nossa actividade!". Uma forma de experimentar a aplicação, mas também a tecnologia (realidade virtual em si) funcionando como sensibilização.
Este é um trabalho com alguns anos de desenvolvimento (desde 2020) com o apoio do HEI-Lab: Human-Environment Interaction Laboratory. Trata-se de aplicação inovadora para treino de tomada de decisão ética em RV, com o objectivo de disponibilizar uma ferramenta pedagógica e formativa, com validade ecológica acrescida, para em contexto seguro e sob orientação de um psicólogo formador reforçar a formação de profissionais de Psicologia.
A ligação entre a tecnologia e a Psicologia tem vindo a permitir o desenvolvimento da profissão e a prestação de melhores serviços aos e pelos psicólogos. Uma aposta por parte da OPP na promoção do papel da ciência psicológica e dos psicólogos na transição digital e a defesa de mais psicólogos a estudar, investigar e trabalhar nessas áreas, bem como a promoção de mais literacia para a população.