A sessão da tarde integrou a mesa-redonda "Tornar-se Psicólogo: Fronteiras, Interdisciplinaridade e Identidade Profissional", moderada por Marta Matos (UFP), com a participação de Gaspar Ferreira (Presidente da DRN/OPP), Susana Silva (Psicóloga Júnior e Formadora Certificada), Sara Pires e Maria Sofia Nascimento (Psicólogas Clínicas e da Saúde).
O debate centrou-se na importância da articulação entre o percurso académico e o exercício profissional, refletindo sobre os desafios da construção da identidade do psicólogo num contexto em constante transformação. Foi ainda sublinhado o papel da colaboração interdisciplinar e da proximidade à comunidade como fatores críticos para o impacto e a relevância social da Psicologia.
A sessão de encerramento esteve a cargo das Coordenações do 1.º Ciclo de Psicologia, representada por Ana Costa, e do 2.º Ciclo, por Ana Isabel Sani, com a intervenção final de Maria Azevedo, Presidente do Núcleo de Estudantes de Psicologia da Associação Académica Fernando Pessoa, que destacou a importância da iniciativa para fortalecer o sentido de pertença e o diálogo entre gerações de psicólogos.
IV Jornadas de Psicologia da UFP refletem sobre fronteiras, interdisciplinaridade e identidade profissional
02.outubro.2025
"A Psicologia é tanto mais relevante quanto mais próxima das pessoas, das organizações e das comunidades.". A Delegação Regional do Norte da Ordem dos Psicólogos Portugueses (DRN/OPP) participou nas IV Jornadas de Psicologia da Universidade Fernando Pessoa, dedicadas ao tema "Tornar-se Pessoa: Psicologia Sem Fronteiras – Interdisciplinaridade e Identidade".