Locais de trabalho saudáveis

OPP e CIP celebram protocolo de colaboração

19.Fevereiro.2018

A Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) continua bastante empenhada no que à promoção da saúde mental nas organizações diz respeito. Assim, no sentido de potenciar todas as actividades que contribuam para desenvolver e difundir conhecimento e boas práticas na área da saúde, designadamente da saúde mental, e a sua ligação com o mundo do trabalho e o quotidiano empresarial, a OPP e a Confederação Empresarial de Portugal (CIP) assinaram recentemente um protocolo.

De acordo com o protocolo assinado por Francisco Miranda Rodrigues, Bastonário da OPP, e António Saraiva, Presidente da CIP, além das relações de cooperação e intercâmbio entre as instituições signatárias, ambas as organizações comprometem-se a disseminar informação e a promover o debate e troca de melhores práticas no âmbito da saúde, nomeadamente saúde mental e gestão de stress, de forma a promover locais de trabalho mais saudáveis e a consciencializar para a importância da saúde no meio laboral, assim como a promover encontros e reuniões com vista à análise da possibilidade de realização de acções de formação. Destaque ainda para a dinamização de actividades, em conjunto ou em colaboração, tais como conferências, colóquios e seminários, e qualquer outra catividade que ambas as organizações entendam implementar.

Importa sublinhar que a OPP continua a defender a pertinência e a custo-efectividade de se apostar na avaliação e prevenção dos riscos psicossociais dos trabalhadores portugueses (stress, burnout,...), responsáveis por uma taxa significativa das ausências ao trabalho, da baixa produtividade e, inclusivamente, dos acidentes de trabalho. Para tal, a OPP tem procurado demonstrar a pertinência da concretização de uma clarificação na actual legislação que permita a criação da figura do "Psicólogo do Trabalho".