- Contratar pelo menos 300 psicólogos, num ano, para os serviços de psicologia das Unidades Locais de Saúde (ULS) (pelo menos 100 até ao final do ano de 2024).
- Determinar a imediata operacionalização do regulamento de Anos Profissionais Júnior (estágios profissionais de acesso à profissão) no SNS, no mínimo de 100 por ano (cumprindo já a meta em 2024).
- Concluir, até ao fim do primeiro semestre de 2024, a reorganização e a criação de serviços de psicologia autónomos, nas ULS, de acordo com a regulamentação vigente e na sequência do modelo acordado com a Direção Executiva do SNS.
- Dignificar e vincular os psicólogos ao SNS, através da valorização do percurso profissional e nível de especialização.
- Reforçar e estimular o investimento em promoção da saúde e prevenção da doença, nomeadamente através da aposta em literacia em saúde e hábitos de vida saudáveis.
- Desenvolver uma estratégia para a vinculação e motivação dos profissionais de saúde, sistémica e com base em modelos de gestão informados por evidência científica.
- Criação de uma equipa de desenho, testagem e pilotagem de soluções de mudança comportamental rápidas, simples, custo-efetivas e atrativas na organização do SNS e nas respostas em saúde.
Ler documento entregue aqui.