Comissão Organizadora do 3º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
- Membros
-
Miguel Oliveira (CP 8055) (foto)
- Nuno Baptista (CP 15584)
- Tânia Almeida (CP 20036)
-
Francisco Miranda Rodrigues (CP 3) (foto)
-
David Dias Neto (CP 6546) (foto)
Completa a Licenciatura de Psicologia na Universidade de Lisboa, em 2002, tendo exercido subsequentemente no antigo Hospital Júlio de Matos. Neste contexto teve a oportunidade de trabalhar em internamento, ambulatório e em núcleo de intervenção comunitária. No serviço de psicoterapia comportamental participou na Consulta de Stress Traumático e nos grupos de stress de guerra. Durante este período termina a formação em Psicoterapia na Associação Portuguesa de Terapias Comportamental e Cognitiva e o mestrado em Stress e Bem-Estar na Universidade de Lisboa.
Em 2007 sai do Hospital para fazer doutoramento em Psicologia Clínica, nas Universidades de Lisboa e de Sheffield, que termina em 2011. Atualmente é professor Auxiliar no Instituto Piaget na área de psicologia clínica e da saúde. -
Teresa Espassandim (CP 519) (foto)
Psicóloga, licenciada em Psicologia pela FPCE-UP, pós-graduada em Juventude: Novos Contextos e Intervenções pela UP e em Psiquiatria e Saúde Mental pela FMUP, Psicoterapeuta pela Sociedade Portuguesa de Psicoterapia Centrada no Cliente e Abordagem Centrada na Pessoa, com títulos de Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e em Psicologia da Educação e com Especialidades avançadas em Psicoterapia e em Psicologia Vocacional e do Desenvolvimento da Carreira pela OPP.
Desde 2002, coordenadora do Gabinete de Orientação do Instituto Superior de Engenharia do Porto onde realiza avaliação e intervenção psicológica e psicoterapêutica em diferentes modalidades e desenvolve programas de promoção da saúde e bem-estar psicológico, integração e sucesso académico, desenvolvimento pessoal e social e de gestão da carreira com jovens-adultos e adultos. Psicóloga Clínica e Psicoterapeuta no Neurobios – Instituto de Neurociências. Formadora certificada pelo IEFP com experiência de mais de 4000 horas na área comportamental e em Coaching psicológico. Sócia fundadora e Presidente da Mesa da assembleia-geral da Rede de Serviços de Apoio Psicológico no Ensino Superior (RESAPES-AP). Coordenadora do Grupo de Trabalho da OPP – Intervenção do Psicólogo em Contexto de Ensino Superior. Membro da Direção da Ordem dos Psicólogos Portugueses, onde é responsável pela gestão de projetos na área do desenvolvimento profissional – estágios, empregabilidade, EUROPSY e Academia OPP. - Ana Teresa Ramos (CP 19410)
- Presidente
-
Miguel Ricou (CP 6696) (foto)
Miguel Ricou nasceu no Porto no dia 03 de outubro de 1972. É Doutorado em Psicologia Clínica pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Mestre em Bioética pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e Licenciado em Psicologia Clínica pelo ISCN–N. É o representante Português no Board of Ethics da EFPA. É Presidente da Comissão de Ética da Ordem dos Psicólogos Portugueses. É Professor Auxiliar na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e na Universidade Portucalense Infante D. Henrique. Já apresentou mais de três centenas de comunicações em congressos, publicou mais de três dezenas de artigos científicos e capítulos de livros, bem como dois livros na área da Ética Profissional.