Comissão Organizadora do 5º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses

Presidente
Raquel Raimundo (CP 41)

Psicóloga, doutorada pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, em Psicologia da Educação. Atual Presidente da Direção da Delegação Sul da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP). Foi Membro da Assembleia de Representantes e da Comissão Instaladora do Conselho de Especialidade de Psicologia da Educação da OPP. Coordenou durante 10 anos o serviço de Psicologia do Colégio Valsassina, exercendo atualmente funções de psicóloga educacional e coordenadora da equipa multidisciplinar no mesmo. Tem trabalhado como psicóloga e supervisora em contexto escolar, colaborado na formação graduada e pós-graduada de psicólogos e como formadora em escolas, IPSS’s, autarquias, empresas privadas, fundações e na OPP. Autora do programa de promoção de competências socioemocionais “Devagar se vai ao longe” e de mais de 7 dezenas de comunicações e uma dezena de artigos. Co-autora do livro “Avaliação e Promoção de Competências Socioemocionais em Portugal”.

Membros
Edite Queiroz (CP 3877)

Psicóloga, Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde com Especialidade Avançada em Psicologia da Justiça. Desenvolveu investigação na Universidade de Coimbra, onde se licenciou, na área da Psicologia Forense e tem experiência como Psicóloga Clínica e Formadora. Actualmente, é colaboradora da Ordem dos Psicólogos, como Coordenadora do departamento responsável pela organização dos estágios profissionais de acesso à profissão.

Renata Benavente (CP 341)

Licenciada em Psicologia Clínica e Mestre em Psicologia Clínica. Pós-Graduada em Estudos e Intervenções com Famílias, Pós-Graduada em Protecção de Menores, Pós-Graduada em Saúde Sexual e Reprodutiva - Mutilação Genital Feminina. Doutorada em Psicologia Clínica pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa.
Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, com as especialidades avançadas em Psicologia da Justiça e Psicologia Comunitária.
Psicóloga e Vogal do Conselho Clínico e de Saúde no Agrupamento de Centros de Saúde Almada-Seixal. Psicóloga no Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses. Professora Associada no Mestrado em Psicologia Forense na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia.
Vogal da Direção Nacional da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Coordenadora de Grupos de Trabalho da OPP sobre Violência Doméstica e Psicogerontologia. Autora de comunicações, publicações, manuais técnicos e Linhas de Orientação para a Prática sobre violência e envelhecimento.

Tiago Pereira (CP 8585)

Psicólogo, Especialista em Psicologia da Educação e do Trabalho, Social e das Organizações pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP). Fui psicólogo e coordenador de projectos de intervenção social / comunitária e psicólogo com intervenção em contexto escolar. Fui também Assistente Convidado da Universidade de Évora com responsabilidade em unidades curriculares referentes à Psicologia da Educação e Social e Comunitária. Também nesta área sou formador, investigador e consultor, onde também tenho desenvolvido trabalho nas dimensões das ciências comportamentais, da mudança, comunicação, liderança, gestão de equipas e políticas públicas. Sou desde 2014 COO da OPP, função que actualmente acumulo com a de Chefe de Gabinete do Bastonário.

Verónica Ferreira (CP 10822)
Carla Fernandes (CP 280)
Catarina Alvarez (CP 14376)

Licenciou-se em Psicologia em 2009 e concluiu o mestrado em Neuropsicologia Aplicada
ao Idoso na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias em 2011.

É ainda licenciada em Direito pela Universidade Católica Portuguesa desde 1996. Antes
de se dedicar à Psicologia, desenvolveu a sua atividade profissional na área jurídica e no
setor empresarial, no âmbito da coordenação de projetos.

É membro efetivo da Ordem dos Psicólogos, com especialidade geral em Psicologia
Clínica e da Saúde e especialidade avançada em Psicogerontologia.

Desde Outubro de 2012 que desempenha funções de coordenadora de projetos na
Associação Alzheimer Portugal. Neste âmbito, gere projetos, tais como o “Cuidar
Melhor” e o “Café Memória” que visam apoiar pessoas com demência e os respetivos
cuidadores e familiares. No exercício destas funções, tem participado, na qualidade de
palestrante, em diversos simpósios, conferências e outros eventos de caráter académico
e científico.

É também formadora da Alzheimer Portugal. Nesta qualidade, tem realizado workshops,
ações de formação e sessões de informação sobre os temas do Envelhecimento e das
Demências em todo o País.

Fez ainda parte do Grupo de Trabalho nomeado para elaborar a Estratégia da Saúde na
Área das Demências e da Comissão Executiva da Coordenação do Plano Nacional da
Saúde para as Demências (Despachos nº 17/2016 e nº 5988/2018 do Gabinete do
Secretário de Estado Adjunto e da Saúde).

Há vários anos que também presta serviços de Psicologia Clínica numa estrutura
residencial para pessoas idosas, em Lisboa.