Formação Inicial Psicólogo Júnior

DESTINATÁRIOS
Membros Estagiários a realizar o seu ano profissional júnior, conforme exigido pelo Regulamento de Estágios da OPP (o candidato deverá ter submetido o seu projecto na Plataforma de Estágios Profissionais; o mesmo deverá ter sido validado pela Comissão de Estágios).

O acesso ao curso é realizado por ordem da data de inscrição e análise da data de término do estágio no dia em que o candidato faz a sua inscrição. A conjugação dos dois critérios, determina a seriação dos candidatos em cada edição.

Objectivos gerais
Desenvolvimento de conhecimentos e competências-chave, no que concerne a:Identidade e Desenvolvimento Profissional, Ética e Deontologia Profissional, Projectos profissionais em psicologia e Primeiros Socorros Psicológicos. Estas áreas permitirão aos formandos uma melhor inserção no mercado de trabalho, bem como um desenvolvimento profissional adequado aos diversos contextos em que já poderão estar a actuar.

Objectivos específicos

  • Reflectir acerca das características identitárias dos/as Psicólogos/as;
  • Identificar em traços gerais as orientações do Modelo Europeu de Competências;
  • Compreender a situação profissional da Psicologia em Portugal através de uma perspectiva histórica e evolutiva;
  • Abordar os conceitos teóricos que permitem compreender o que é a ética profissional e qual a sua importância no exercício da profissão;
  • Abordar os princípios inscritos no Código deontológico da Ordem dos Psicólogos, através da apresentação de dilemas éticos;
  • Reflectir sobre papel que o empreendedorismo e a gestão de projectos assumem na formação do perfil profissional do Psicólogo;
  • Desenvolvimento de aspectos cruciais que contribuam para uma atitude empreendedora: pró-atividade, aprendizagem de tolerância ao risco, gestão da incerteza e mobilização de recursos pessoais;
  • Fortalecer a capacidade de análise e aproveitamento das oportunidades de trabalho, de iniciativa e criação de projectos, o desenvolvimento de novas áreas de actuação e de uma atitude pró-activa na abordagem ao mercado de trabalho;
  • Preparar os psicólogos para o desenvolvimento de competências na área do empreendedorismo e da gestão de projectos;
  • Promover competências na área de gestão de carreira;
  • Reconhecer o papel proactivo dos/as psicólogos/as no desenvolvimento das suas carreiras;
  • Compreender o Modelo dos Primeiros Socorros Psicológicos;
  • Listar os passos de preparação para a aplicação dos Primeiros Socorros Psicológicos;
  • Saber quais são as ações centrais dos Primeiros Socorros Psicológicos;
  • Compreender a aplicação das ações centrais dos Primeiros Socorros Psicológicos;
  • Descrever as considerações a ter ao decidir se está apto a intervir numa situação de catástrofe;
  • Distinguir as reações comuns de stress das reações extremas de stress;
  • Compreender os cuidados de organização e de autoajuda que poderão reduzir o risco de reações extremas de stress;
  • Identificar o que fazer e o que evitar durante e após a intervenção;
  • Compreender o Modelo dos Primeiros Socorros para o Stress;
  • Conhecer o Modelo Contínuo de Stress;
  • Identificar as sete ações principais do modelo PSS.


PROGRAMA
• Módulo 0 – Introdução ao curso (2h)
• Módulo 1 – Identidade e Desenvolvimento Profissional (12h)
• Módulo 2 – Ética e Deontologia Profissional do Psicólogo (24h)
• Módulo 3 – Projectos Profissionais em Psicologia (52h)
• Módulo 4 – Primeiros Socorros Psicológicos (18h)

Duração: 108 horas

FUNCIONAMENTO
O curso tem a duração de cerca de aproximadamente 7 semanas e será ministrado em formato E-learning, sendo deste modo constituído por sessões síncronas e sessões assíncronas.

No formato em assíncrona o formando irá conhecer os conceitos-chave subjacentes às temáticas abordadas no curso e irá trabalhar estes conceitos através de algumas actividades que lhe serão apresentadas. O formador do curso irá acompanhar o período em online, em que os formandos terão o feedback do mesmo face às actividades realizadas bem como poderão expor as suas dúvidas relativas aos conteúdos apresentados.
Cada temática é ainda complementada por um período de sessão síncrona, na qual o grupo terá oportunidade de trabalhar, de um modo dinâmico e prático, os temas abordados no período assíncrona.

De acordo com o Artigo 16.° do Regulamento de Gestão da Formação, qualquer cancelamento após 3 (três) dias úteis anteriores à data de início da formação ou a não comparência na formação por parte do formando/a implica o pagamento de 80€.
O não pagamento do valor impossibilita a respectiva emissão da cédula.

O limite máximo de faltas permitido por acção deformação é de 10% do número total de horas de formação síncrona estipuladas no cronograma da formação; ultrapassado o limite indicado de faltas é determinada falta de aproveitamento e consequente cessação da relação contratual por incumprimento.

Para mais informações consulte o Regulamento da Gestão da Formação aqui.

DATAS/HORÁRIO

Para consultar a planificação de 2020, clique aqui.

Para consultar as edições abertas clique aqui.

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO
A avaliação do curso é formativa, contínua e sumativa. A aprovação e acesso ao certificado implica a participação obrigatória nas seguintes actividades:
• 8 sessões síncronas;
• Participação nos fóruns;
• Realização das actividades propostas nas sessões síncronas e durante os períodos assíncronas;
• Realização das actividades de avaliação sumativa por módulo (pontuação mínima de 70%).

A não participação em qualquer um destes momentos implica a realização do curso novamente, ou seja, nova inscrição numa nova edição.

Aos formandos que terminem o curso com sucesso será atribuído um certificado de formação profissional.

Após conclusão, com aproveitamento, no curso de formação, todos os formandos receberão, por e-mail, num prazo aproximado de 15 dias a respectiva confirmação.
No certificado constará toda a informação relativa à carga horária de cada módulo ministrado e respectiva classificação qualitativa obtida pelo formando.

MÉTODOS E TÉCNICAS PEDAGÓGICAS

• Aprendizagem autónoma;
• Aprendizagem colaborativa;
• Acompanhamento contínuo;
• Actividades práticas.


DATA LIMITE DE INSCRIÇÃO
Os cursos estão limitados a um máximo de 20 inscrições e a um mínimo de 8.

INSCRIÇÕES
Para efectuar a sua inscrição dirija-se à sua área pessoal/loja/cursos b-learning membros estagiários/detalhes, seleccione edição pretendida e confirme a edição seleccionada.

Assim que as inscrições para a edição selecionada sejam fechadas e o processo de seriação concluído, será informado, via e-mail, acerca da integração na respectiva edição ou, em caso de não existência de vaga na edição em causa, da necessidade de inscrição numa edição
posterior.

No dia de arranque do curso serão enviados os seus dados de acesso à plataforma, assim como todas as informações necessárias para iniciar o curso.

• Não são aceites inscrições realizadas por e-mail ou através de pedidos de informação.
• Não são aceites candidaturas a mais de uma edição e, todos os membros que se inscreverem em duas ou mais edições, em simultâneo, serão excluídos.
• Não são aceites candidaturas para edições ainda não programadas/sem inscrições abertas.

CONTACTOS
Dúvidas e questões deverão ser colocadas através da área pessoal/pedidos de informação/categoria Cursos de Formação Inicial Psicólogo Júnior – Membros Estagiários.

REQUISITOS TÉCNICOS PARA NAVEGAÇÃO NOS CONTEÚDOS EM ELEARNING

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