Orientadores

O ano profissional júnior corresponde a um período de prática supervisionada fundamental, que potencializa a transição para o mundo do trabalho, tornando-a um momento fulcral no desenvolvimento profissional. O trabalho de supervisão realizado pelos orientadores tem aqui um lugar fundamental.

É da responsabilidade do candidato a apresentação de uma proposta de entidade, à OPP, para realização do seu Ano Profissional Júnior, bem como a indicação de Orientador, um profissional que possa supervisionar a sua actividade durante esse período.

O orientador indicado deve cumprir os requisitos previstos no Regulamento de Estágios (cf. Art. 19º do referido Regulamento) e comprometer-se a respeitar os deveres aí previstos. De acordo com Regulamento de Estágios, o Orientador poderá ser um profissional interno ou externo à entidade acolhedora, desde que detenha pelo menos cinco anos de experiência profissional e seja membro efectivo da Ordem, no pleno gozo dos direitos que lhe cabem a este título (cf. Regulamento de Estágios, Art. 19º, ponto 3).

Para além de preencher os requisitos do Regulamento de Estágios da OPP, o Orientador que indicar tem que possuir competências que lhe permitam fornecer orientação no contexto de intervenção do Ano Profissional Júnior. O Orientador deve assegurar que possui os conhecimentos técnicos/experiência necessários para supervisionar o trabalho na área específica que se propõe orientar.

Cada orientador não poderá orientar a actividade de mais do que cinco Psicólogos Júnior em simultâneo (cf. Regulamento de Estágios, Art. 19º, ponto 10).

A OPP pretende reforçar a valorização do papel dos Orientadores do Ano Profissional Júnior e, continuamente, disponibilizar instrumentos de desenvolvimento profissional para Orientadores.

Neste sentido, auxiliando os Orientadores na sua importante tarefa, disponibilizamos, de forma gratuita, duas acções formativas totalmente em e-Learning, com vista à normalização da avaliação e orientação dos Psicólogos Júnior:

• Curso"Dilemas na Prática: Tomada de Decisão Profissional (Orientadores)"

• Curso "Certificado Europeu de Psicologia - Modelo de Competências"

Para realizar a sua inscrição como Orientador deve aceder à sua área pessoal, na página da Ordem, aceder ao mosaico "Estágios" e clicar em "Quero registar-me como Orientador".

Para efectuar a sua inscrição no curso Certificado Europeu de Psicologia - Modelo de Competências, depois de consultar as datas do curso no site valorizar.me, dirija-se à sua área pessoal > loja > cursos de E-learning Orientadores > solicitar.

Para mais informações e/ou inscrições no curso e-learning Dilemas na Prática: Tomada de Decisão Profissional (Orientadores), esteja atento ao seu e-mail, pois comunicaremos por esta via a abertura de inscrições no mesmo e/ou contacte através da sua área pessoal, menu Serviços > Pedidos de Informação > Criar e escolha a temática – "Ano Profissional Júnior (Estágio Profissional) – Orientador".