Orientadores

O ano profissional júnior corresponde a um período de prática supervisionada fundamental, que potencializa a transição para o mundo do trabalho, tornando-a um momento fulcral no desenvolvimento profissional. O trabalho de supervisão realizado pelos orientadores tem aqui um lugar fundamental.

É da responsabilidade do candidato a apresentação de uma proposta de local à Ordem para cumprimento do seu ano profissional júnior bem como a indicação de um profissional que possa supervisionar a sua actividade durante esse período.

O orientador a indicar deve cumprir os requisitos previstos no Regulamento de Estágios (cf. Art. 19º do referido Regulamento) e comprometer-se a respeitar os deveres aí previstos. De acordo com Regulamento de Estágios, o Orientador poderá ser um profissional interno ou externo à entidade acolhedora, desde que detenha pelo menos cinco anos de experiência profissional e seja membro efectivo da Ordem, no pleno gozo dos direitos que lhe cabem a este título (cf. Regulamento de Estágios, Art. 19º, ponto 3).

Para além de preencher os requisitos do Regulamento de Estágios da OPP, o Orientador que indicar tem que possuir competências que lhe permitam fornecer orientação na área de actividade do ano profissional júnior. O Orientador deve assegurar que possui os conhecimentos técnicos/experiência necessários para supervisionar o trabalho na área específica que se propõe orientar.

Cada orientador não poderá orientar a actividade de mais do que cinco psicólogos júnior em simultâneo (cf. Regulamento de Estágios, Art. 19º, ponto 10).

A Ordem disponibiliza aos Orientadores, de forma gratuita, uma formação no Certificado Europeu de Psicologia - Modelo de Competências, com vista à normalização da avaliação e supervisão da formação dos estagiários e posterior certificação pelo Certificado Europeu de Psicologia. A informação acerca desta formação pode ser consultada aqui. Sempre que sejam organizadas novas acções de formação para Orientadores, a informação será disponibilizada nesta página.

O novo Orientador deve aceder à respectiva área pessoal na página da Ordem e, no menu "Ano Profissional Júnior" (barra lateral direita), clicar em "Plataforma de Estágios". O Orientador é então direccionado para a página onde irá efectuar o seu registo como Orientador.

Para efectuar a sua inscrição dirija-se à sua área pessoal/loja/cursos de E-learning Orientadores/solicitar.