Provedor do Psicólogo Júnior

Contacto:

Bárbara Coelho - provedordoestagiario@ordemdospsicologos.pt

Ler Mais

É psicóloga pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), onde completou o Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde. Posteriormente realizou uma especialização pós-graduada em Neuropsicologia Clínica e Intervenção Neuropsicológica pelo Instituto Português de Psicologia e outras Ciências (INSPSIC).
A sua atividade clínica teve início em 2013 no Serviço de Psicologia do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia e Espinho, onde desempenhou funções nas áreas da neuropsicologia, da avaliação e intervenção psicológica na saúde mental e da orientação vocacional e profissional. Desde então, mantém atividade clínica em diversas instituições privadas na área do Grande Porto, entre as quais no Hospital Privado de Alfena, na Sinapse Clínica Terapêutica e no Centro Geriátrico Miminho aos Avós de Vila Nova de Gaia, onde desenvolve atividades de avaliação e intervenção psicológica nas diferentes etapas do ciclo vital. Desde 2017 que acumula funções como Coordenadora do Serviço de Psicologia e Educação Especial do Colégio Externato Imaculada Conceição.
Paralelamente, tem colaborado em diversos projetos de investigação científica nos domínios da Neuropsicologia e da Psicologia Cognitiva, o que resultou em várias apresentações em congressos nacionais e internacionais e na publicação de artigos científicos em revistas internacionais da especialidade.

 

O Provedor do Psicólogo Júnior tem como principal função servir de mediador entre os Psicólogos Júnior e a Ordem dos Psicólogos Portugueses em eventuais situações problemáticas que ocorram no decurso do Ano Profissional Júnior.

Compete ao Provedor do Psicólogo Júnior:
- Analisar as situações expostas e agir em defesa imparcial dos direitos e interesses legítimos dos Psicólogos Júnior;
- Articular directamente com o Bastonário e outros órgãos da Ordem dos Psicólogos Portugueses na resolução de problemáticas vivenciadas no contexto do Ano Profissional Júnior;
- Fornecer suporte e orientação aos Psicólogos Júnior na resolução de problemas com que se deparam no contexto do Ano Profissional Júnior.

Os Psicólogos Júnior deverão recorrer ao Provedor para:
- Comunicarem situações problemáticas que surjam no contexto dos seus Anos Profissionais Júnior;
- Encontrarem orientação na resolução de um problema que mereça um olhar mais atento e diferenciado;
- Apresentarem sugestões e críticas construtivas relativamente ao processo de Ano Profissional Júnior.