Delegação Regional Madeira

Participação no programa da RTP Interesse Público

03.março.2023

O Presidente da DRM, Renato Gomes Carvalho, foi um dos convidados do programa Interesse Público, da RTP, deste dia 1 de março, e em foi analisado um ano de guerra na Ucrânia. No âmbito desta participação, o Presidente da DRM fez referência a diversas dimensões do ponto de vista psicossocial, quer do ponto de vista do impacto do conflito no funcionamento dos indivíduos, quer na necessidade de compromisso social e de desenvolvimento de competências em tempos de incerteza.

Ler Mais

Trilhos da Psicologia no Funchal

Bastonário alerta para falta de psicólogos no tratamento de adições

20.fevereiro.2023

A direcção nacional e a direcção da Delegação Regional da Madeira da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) visitaram instituições no Funchal onde trabalham psicólogos. O Bastonário Francisco Miranda Rodrigues alertou para a falta de psicólogos no tratamento de adições.

Ler Mais

DRM mais próxima

Futuro da Profissão e Pobreza em debate

20.fevereiro.2023

No passado dia 15 de Fevereiro decorreram as sessões de esclarecimento e recolha de contributos sobre o futuro da profissão e .Final à Pobreza.

Ler Mais

Colaboração da DRM na iniciativa ‘Secretaria em Movimento + Perto de Si’ do IEM-IPRAM

20.fevereiro.2023

No âmbito da articulação e colaboração com o Instituto de Emprego da Madeira, IP-RAM, a vogal da Delegação Regional da Madeira (DRM) Isabel Rocha dinamizou uma sessão, no âmbito da 6ªedição da iniciativa “Secretaria em Movimento + Próxima de Si”, destinada a pessoas que se encontram em situação de desemprego. Estas iniciativas têm contado com a colaboração de diferentes psicólogos da DRM e têm sido realizadas sessões nos vários concelhos da Região.

Ler Mais

Jornal da Madeira

Tribalismo, dissonância cognitiva e a invasão de edifícios

02.fevereiro.2023

"Quando nos confrontamos com uma realidade que contraria as nossas crenças ou atitudes, diz-se que estamos num estado de dissonância cognitiva - a realidade não confirma o que pensamos e daí ocorre uma espécie de desconforto psicológico, de dimensão proporcional à importância que o assunto tem para nós."

Ler Mais

Entre Pares sobre o Futuro da Profissão

31.janeiro.2023

Decorre no dia 15 de Fevereiro, pelas 17h00 uma sessão Entre Pares sobre o futuro da profissão, nas instalações da DRM. Esta sessão contará com a presença da Vice-Presidente da OPP Sofia Ramalho e corresponderá a uma oportunidade de debate e auscultação sobre os principais desafios que se colocam à nossa profissão nos diferentes setores, quer numa perspetiva global e nacional, quer considerando as especificidades da Região.

Ler Mais