OPP continuará o trabalho de informação e consciencialização junto do Poder Político

Governo anuncia contratação de mais psicólogos escolares

27.Agosto.2014

A Ordem dos Psicólogos Portugueses congratula-se pelo aumento do número de psicólogos contratados anualmente anunciado por João Casanova de Almeida, Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar. Este aumento (de 33 psicólogos) eleva para 214 o número de psicólogos contratados neste regime, começando a dar tradução aos pedidos dos agrupamentos, bem como o aumento da compreensão da importância do trabalho destes profissionais na sequência das várias reuniões que a OPP tem tido com o Governo.

No entanto, o Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar refere que 778 psicólogos (no total) irão iniciar o ano lectivo de 2014/2015, verificando-se um aumento de 60 face ao ano lectivo anterior, e que permitirá que o rácio passe de 1 psicólogo por 1.678 alunos para 1:1639. Naturalmente, este número é manifestamente reduzido, face às recomendações internacionais quer europeias (da European Federation of Psychologists Associations), quer americanas (da National Association of School Psychologists). Perante um total de 1.280.000 alunos no Ensino Básico e Secundário público, seriam necessário mais 1.280 psicólogos para atingir esse rácio, ou seja, mais 500 psicólogos do que os actuais.

Adicionalmente, apesar de existirem melhorias na cobertura no sistema público de ensino, a OPP ainda encontra uma grande discrepância face ao sistema privado de ensino onde existe 1 psicólogo por 795 alunos. Esta disparidade configura uma enorme desigualdade no acesso aos serviços de psicologia para os alunos do ensino público face ao ensino privado.

Convém ainda recordar que este aumento do número de psicólogos faz-se num regime de contratação anual que, refira-se, não permite a garantia da constância do trabalho do psicólogo. Assim, a OPP continuará os contactos com o Ministério da Educação com o objectivo de consciencializar, informar e sublinhar a importância da estabilidade dos profissionais desta área, com vista à permanência dos psicólogos por três anos no mesmo agrupamento de forma a garantir a qualidade das intervenções.

Entrevista de Vítor Coelho, membro da Direcção da OPP, à RTP2