Notícias

Entrevista de Francisco Miranda Rodrigues à Revista Sollicitare

"O maior condicionante é a ignorância"

12.Março.2019

Qual a relação entre a Psicologia e a Justiça e o papel dos psicólogos neste contexto? Leia a entrevista de Francisco Miranda Rodrigues, Bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses, à Revista Sollicitare, da Ordem dos Solicitadores e dos Agentes de Execução.

Ler Mais

Audição Parlamentar

Educação Inclusiva

06.Março.2019

“É importante que se reflicta na desigualdade do acesso das escolas aos recursos humanos qualificados e especializados não docentes, bem como materiais, para a implementação destas medidas de suporte à aprendizagem e inclusão” - Sofia Ramalho, Vice-Presidente da OPP, em audição numa Comissão dedicada às propostas de alteração do regime jurídico da Educação Inclusiva. Clique em "Ler Mais" para ouvir a intervenção.

Ler Mais

Cursos de Formação Contínua

Valorizar.me também disponível para Psicólogos Juniores

04.Março.2019

No sentido de corresponder às melhores expectativas dos Psicólogos Juniores e indo ao encontro das suas necessidades profissionais, a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) decidiu disponibilizar os cursos de formação do programa “Valorizar.me”, não apenas aos Membros Efectivos, mas também aos Psicólogos Juniores que tenham concluído a Formação Inicial Psicólogo Júnior.

Ler Mais

Lei de Bases da Saúde

Audição OPP no Parlamento

01.Março.2019

“É necessária uma nova Lei de Bases da Saúde (…). No que se refere aos cuidados psicológicos no SNS, só o SNS poderá garantir essa igualdade (ao acesso de qualquer cidadão aos cuidados de saúde) - a maioria dos seguros de saúde não prevêem os cuidados psicológicos (…). É necessário um maior investimento na saúde psicológica e na prevenção ” - Isabel Trindade, Vice-Presidente da OPP, em audição no Parlamento sobre a Lei de Bases da Saúde.

Ler Mais

PSIS21 #16

"A Psicologia e os Desafios Societais"

28.Fevereiro.2019

Naquela que é a primeira edição de 2019 da revista oficial da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), apresentamos a PSIS21 num formato totalmente digital. Com esta funcionalidade é possível partilhar um artigo específico por email ou nas redes sociais, sendo também possível assistir aos inúmeros vídeos que são produzidos para si.

Ler Mais

Cuidados Paliativos

Linhas de Orientação para a prática profissional

27.Fevereiro.2019

No sentido de complementar o edifício organizador da profissão já existente, a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) considera importante analisar algumas dimensões mais específicas da actuação dos profissionais da Psicologia no âmbito dos Cuidados Paliativos, que merecem esclarecimentos adicionais, com o objectivo de promover a adopção de boas práticas, consensualizadas pela comunidade psicológica e de auxiliar os Psicólogos na intervenção com doentes (e familiares) nos Cuidados Paliativos e áreas relacionadas. Clique em "Ler Mais" para aceder ao documento.

Ler Mais