Notícias

1º Encontro da Rede Nacional das Academias Gulbenkian do Conhecimento

“Como promover competências sociais e emocionais em crianças e jovens”

23.Outubro.2018

Raquel Raimundo, Presidente da Delegação Regional Sul da OPP, apresentou uma comunicação sobre “Como promover competências sociais e emocionais em crianças e jovens” no 1º Encontro da Rede Nacional das Academias Gulbenkian do Conhecimento.

Ler Mais

20 de Outubro

Dia Mundial do Combate ao Bullying

19.Outubro.2018

A Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) lançou o desafio "Ilustrar uma Escola Saudável", dirigido aos alunos das escolas/agrupamentos de escolas distinguidos com o Selo Escola SaudávelMente 2016-2018, e que consistia na elaboração de propostas de ilustração ou vídeo de qualquer um dos conteúdos associados ao menu "Alunos" do site www.escolasaudavelmente.pt. Neste sentido, e uma vez que neste Sábado dia 20 de Outubro celebra-se o Dia Mundial do Combate ao Bullying, partilhamos o vídeo "Integrar toda a gente" feito por Beatriz Palha (16 anos), do Agrupamento de Escolas Escultor Francisco dos Santos.

Ler Mais

Cerimónia realizada durante o “XI Congreso Iberoamericano de Psicología”

OPP reconhecida internacionalmente

19.Outubro.2018

O trabalho desenvolvido pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) na área do desenvolvimento, formação e promoção da Psicologia foi reconhecido pela Federação Iberoamericana de Associações de Psicologia (FIAP), após proposta do Colégio Oficial de Psicólogos de Espanha (COP).

Ler Mais

Dia Mundial da Saúde Mental

10.Outubro.2018

10 anos de "abandono mental" em Portugal: Como o Programa Nacional de Saúde Mental falhou na melhoria do acesso dos portugueses às respostas na área da saúde mental e na melhoria dos indicadores nacionais. Portugueses gastam 600 mil euros por dia em psicofármacos e continuam com acesso limitado a psicólogos no SNS, a serviços de Psicologia na ADSE e outros subsistemas, e nos seguros de saúde.

Ler Mais

Comunicado da Federação Europeia das Associações de Psicologia

“Os jovens e a saúde mental num mundo em mudança”

10.Outubro.2018

A Federação Europeia das Associações de Psicologia (EFPA) lançou um comunicado neste Dia Mundial da Saúde Mental, dando destaque ao tema deste ano da Organização Mundial da Saúde “Os jovens e a saúde mental num mundo em mudança”. Neste texto, assinado também por Margarida Gaspar de Matos, representante da OPP no Conselho de Prevenção e Promoção da EFPA, é destacada a importância da prevenção nos problemas de saúde psicológica junto da população mais nova e são abordados alguns programas, como o “Dream Teens” em Portugal, em que os psicólogos assumem um lugar de relevo no apoio ao desenvolvimento de jovens. Clique em “Ler Mais” para aceder ao comunicado original.

Ler Mais

Artigo de opinião de Cristina Quadros, Presidente da DRC

Dia Internacional da Pessoa Idosa

03.Outubro.2018

Clique em "Ler Mais" para aceder ao texto.

Ler Mais