Notícias

Comunicado da Federação Europeia das Associações de Psicologia

Dia Mundial da Saúde

05.Abril.2019

"Universal coverage of health is the theme of the World Health Day 2019. One might think this would mainly concern third world countries and not Europe. Reality is that not all health sectors are developed at the same level and not all kinds of treatment are available for everyone. 'This is especially the case for psychological treatments as Europe is still lacking sufficient coverage of psychological care' explains Koen Lowet of EFPA’s Standing Committee on Psychology and Health".

Ler Mais

Entrega do Relatório de Actividades OPP 2018

Bastonário da OPP recebido por Vice-Presidente da Assembleia da República

03.Abril.2019

Tal como testemunhado no passado, Francisco Miranda Rodrigues, Bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) foi mais uma vez recebido por Jorge Lacão, Vice-Presidente da Assembleia da República, no sentido de entregar pessoalmente o Relatório de Actividades da OPP relativo a 2018 e abordar diversas temáticas relacionadas com o papel dos psicólogos na sociedade.

Ler Mais

Submissão de de obras audiovisuais

O MENTAL – Festival da Saúde Mental, Cinema, Artes e Informação

02.Abril.2019

No âmbito do protocolo entre a Ordem dos Psicólogos Portugueses e "O MENTAL – Festival da Saúde Mental, Cinema, Artes e Informação", vimos por este meio informar que já é possível submeter as obras audiovisuais que explorem um tema sobre o vasto mundo da Saúde Mental para ser parte integrante da edição Festival Mental 2019 a acontecer durante Novembro deste ano.

Ler Mais

Comentários do Bastonário e Esclarecimento OPP

Avaliação psicológica de assistentes não-docentes para escolas e agrupamentos de escolas

02.Abril.2019

Francisco Miranda Rodrigues, Bastonário da OPP, sublinha que os psicólogos são os profissionais com competência para fazer a avaliação psicológica, questionando no entanto se têm as condições para o fazer [dada a carência de psicólogos ainda existente nos agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas em Portugal]. Clique em "Ler Mais" para ver a intervenção de Francisco Miranda Rodrigues, assim como o esclarecimento da OPP relativamente a este tema.

Ler Mais

Comentários e entrevistas de Francisco Miranda Rodrigues aos órgãos regionais

Trilhos da Psicologia nos Açores

28.Março.2019

Artigo de opinião de Francisco Miranda Rodrigues, Bastonário da OPP

"Vale tudo pela cadeira do bastonário?"

19.Março.2019

Fez recentemente 2 anos que tomei posse como bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP). Assumi este desafio com um programa ambicioso, construído conjuntamente com centenas de psicólogos e psicólogas de todo o país, num movimento de mobilização ímpar na psicologia em Portugal. Vencemos as eleições, numa decisão indubitável, com 54% dos votos entre as três listas concorrentes. Este programa, com um elevado cumprimento apenas possível pela dedicação de toda a minha equipa, não resolverá todos os problemas dos psicólogos, nem tornará os seus serviços acessíveis a todos os portugueses, como nunca afirmou fazer. Sendo assim, para que serve a Ordem, conforme perguntam?

Ler Mais