Notícias

Entrevista de Francisco Miranda Rodrigues ao Jornal de Negócios sobre riscos psicossociais

"Para conseguirmos alguma mudança temos de ter uma vontade política, que até agora não existiu"

31.Julho.2020

"Os gestores não são suficientemente sensíveis aos problemas psicológicos. O custo anual dos problemas psicológicos para as empresas é na ordem dos 3,2 mil milhões de euros. O montante, que equivale a três pontes Vasco da Gama, foi avançado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) no Relatório do Custo do Stress e dos Problemas de Saúde Psicológica no Trabalho, em Portugal. O documento compilou uma série de estudos nacionais e internacionais e, com base em dados oficiais de 2019, chegou a este valor. O Bastonário da OPP, Francisco Miranda Rodrigues, sublinha que o cálculo é conservador, porque só abrange o setor privado. Agora, diz, a 'bola' está do lado do Governo. Só com legislação se pode 'atacar' este problema de saúde pública que causa danos às pessoas e à economia".

Ler Mais

COVID-19 | Documentos de apoio à prática

Recomendações para a intervenção na área da Empregabilidade

30.Julho.2020

A pandemia COVID-19 trouxe alterações profundas à economia e ao mercado de trabalho em Portugal e no Mundo. Desde Março de 2020, muitas organizações viram-se forçadas a encerrar, definitiva ou temporariamente, deixando de poder prestar os seus serviços ou fazendo-o de forma condicionada. Quer as organizações, quer os cidadãos sofreram e sofrem os impactos profundos desta situação. Neste sentido, e considerando o momento particularmente desafiante que vivemos, sugerimos um conjunto de princípios orientadores da actuação dos Psicólogos com intervenção nesta área, assim como algumas recomendações. Aceda ao documento em "Ler Mais"

Ler Mais

Mandato 2021-2024

Convocação de Eleições para os Órgãos Nacionais e Regionais

30.Julho.2020

Nos termos e para os efeitos do disposto no n.º 3 do artigo 20.º do Estatuto da Ordem dos Psicólogos Portugueses, aprovado pela Lei n.º 57/2008, de 4 de setembro, com a redação dada pela Lei n.º 138/2015, de 7 de setembro (doravante Estatuto), e do n.º 1 do artigo 17.º do Regulamento Eleitoral da Ordem dos Psicólogos Portugueses (Regulamento n.º 768/2016, publicado na 2.ª série do Diário da República em 01 de Agosto de 2016, doravante Regulamento Eleitoral), o Presidente da Assembleia de Representantes da Ordem dos Psicólogos Portugueses torna pública a convocação de eleições para os órgãos nacionais (incluindo os órgãos das especialidades) e regionais da Ordem dos Psicólogos Portugueses para o dia 27 de Novembro de 2020.

Ler Mais

OPP/DGE

Formação especializada para psicólogos com intervenção em contexto escolar

29.Julho.2020

Dando continuidade às actividades desenvolvidas pela Direção-Geral da Educação, no âmbito da formação dos psicólogos escolares, vai mais uma vez esta Direção-Geral, em articulação com a Ordem dos Psicólogos Portugueses e com o apoio financeiro do POCH, promover um curso de formação especializada para psicólogos com intervenção em contexto escolar, subordinada ao tema: "Abordagens Aplicadas para a Construção de uma Escola mais Inclusiva".

Ler Mais

COVID-19

FIQUEI DESEMPREGADO… E AGORA?

29.Julho.2020

A pandemia COVID-19 trouxe consigo não apenas preocupações de saúde e muitas incertezas, mas também uma nova crise económica: muitas pessoas perderam rendimentos ou ficaram desempregadas. A Ordem dos Psicólogos Portugueses preparou um documento dirigido à população sobre este tema. Clique em "Ler Mais" para ter acesso ao documento.

Ler Mais

Prepare o ano lectivo 2019-2020

Acção Formativa Acreditada

28.Julho.2020

Formação e desenvolvimento profissional contínuo dos psicólogos: Porquê e para quê? Invista no seu desenvolvimento profissional. Escolha formação acreditada. Clique em "Ler Mais" para obter mais informações.

Ler Mais